Segunda edição do Encontro Temático do Fórum Espaço USP debate o campus educador

A Cocesp realiza nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, o segundo Encontro Temático que compõe a grade de programação da 2ª edição do Fórum Permanente sobre Espaço público: a USP e a especificidade de seus campi – Fórum Espaço USP. O tema desse segundo encontro é “Campus Educador: TransFormAção Social e Cultural”.

18/10/2010 - Publicado há 14 anos

A Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) realiza nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, o segundo Encontro Temático que compõe a grade de programação da 2ª edição do Fórum Permanente sobre Espaço público: a USP e a especificidade de seus campi – Fórum Espaço USP. O tema desse segundo encontro é “Campus Educador: TransFormAção Social e Cultural” e será objeto de debates em duas mesas-redondas.

Abertura da 2ª edição do Fórum Espaço USP, realizada no dia 31 de agosto, na FMVZ

A primeira, que acontece a partir das 9h, terá a participação dos professores da USP, Marcos Sorrentino, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ); Martin Grossmann e Antonio Araújo, ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA); e Marcus Vinícius de Moura, da Esporte Talento e também do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp). A mediação será feita por Eduardo Barbosa, que é assessor da Coordenadoria do Campus da Capital e é coordenador do programa Campus Sustentável.

Na segunda mesa-redonda, com início previsto para às 14h, será a vez de Francisco Whitaker, da Comissão Brasileira Justiça e Paz e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; e dos professores da USP, Luís Carlos de Menezes, do Instituto de Física (IF); Gilson Schwartz e Elizabeth Saad, ambos da ECA. A mediação deste segundo debate será feita pelo professor Waldyr Jorge, coordenador daCoordenadoria de Assistência Social (Coseas).

O encontro será realizado no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Prédio Eng. Mário Covas, da Escola Politécnica – Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo. E terá transmissão ao vivo pelo site da IPTV-USP. Clique aqui para fazer a inscrição e participar deste 2º Encontro Temático do Fórum sobre Espaço Público.

Histórico

Nesta 2ª edição do Fórum Espaço USP – a abertura aconteceu no dia 31 de agosto, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) – serão realizados quatro Encontros Temáticos, cuja agenda pode ser conferida no site da Cocesp. O objetivo do Fórum é o de promover ampla reflexão e discussão sobre destinação, ocupação e uso dos campi universitários públicos com seus usuários (professores, alunos, funcionários) e a comunidade externa.

A 1ª edição do Fórum Espaço Público foi instalada em abril de 2008 com a finalidade de abrir novos canais de diálogo com a comunidade usuária do Campus da Capital, que por definição não é uma área verde ou um parque público, mas uma área institucional voltada para a educação.

Naquele ano, durante seis meses, foram mobilizadas cerca de 200 pessoas interessadas em discutir o melhor uso do Campus. Os temas que nortearam os debates foram: Segurança em Saúde, Patrimonial e Pessoal; Infra-estrutura, Mobiliário Urbano e Suportes de Comunicação Social; Resíduos; Sistema Viário, Trânsito e Transportes; Patrimônio Natural, Histórico, Científico e Cultural do Campus; Relacionamento com o Entorno Sócio-Cultural, Político, Econômico e Científico.

O relatório final da 1ª Edição do Fórum pode ser consultado na página do perfil do Espaço Público no Stoa, a rede social da USP.

(Foto: Ernani Coimbra)