A psicologia ajudando a entender o indesejado da sociedade

Ciro Marcondes Filho: “Sigmund Freud, o pai da psicanálise, praticou a chamada autoanálise quando teve de vivenciar uma morte social”

 07/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 17:45

cab_ciro_marcondes

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Cena de “O interior de Bethlem” (Bethlem Royal Hospital), considerado o manicômio mais antigo da Europa - Ilustração: William Hogarth, 1763 via Wikimedia Commons
Cena de “O interior de Bethlem” (Bethlem Royal Hospital), considerado o manicômio mais antigo da Europa – Ilustração: William Hogarth, 1763 via Wikimedia Commons

A psicologia, que se dedica ao estudo da natureza e do fenômeno do espírito humano, surgiu com as reformas sociais que vieram na esteira da Revolução Industrial. Antes dessa época, a sociedade não diferenciava institucionalmente seus loucos. A partir de então, passou-se a construir manicômios, hospícios, espaços, enfim, criados para todos aqueles que eram considerados desprovidos de razão. A sociedade começava a eliminar os indesejados de todo tipo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.