USP institui o empréstimo unificado do acervo de suas Bibliotecas

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou no dia 1º de outubro a Portaria GR-4.830 que institui e regulamenta o empréstimo unificado do acervo das Bibliotecas do SIBi da USP para alunos, professores e funcionários.

01/10/2010 - Publicado há 14 anos

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, a Portaria GR-4.830 que institui e regulamenta o empréstimo unificado de material bibliográfico do acervo das Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) para a comunidade acadêmica, formada por alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários.

Biblioteca de Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica da Escola Politécnica

Para apresentar a consolidação desta política de empréstimo unificado do seu acervo, o SIBi realiza no dia 4 de outubro, próxima segunda-feira, às 10h, uma cerimônia na Sala do Conselho Universitário. Na ocasião, também haverá o lançamento da versão internacionalizada da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (www.teses.usp.br), traduzida para o inglês, francês e espanhol.

Facilidade

Quando a unificação do empréstimo estiver em vigor, a previsão é que comece a funcionar em fevereiro de 2011, os alunos serão automaticamente inscritos nas Bibliotecas do SIBi no ato da matrícula; os professores e funcionários no ato da admissão na Universidade.

Para o empréstimo, o usuário deverásomente ir até a biblioteca em que o material bibliográfico encontra-se, solicitar o material e apresentar o cartão USP. Esse sistema também será utilizado para devolução, reservas e demais serviços das Bibliotecas.

Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Com a unificação, o usuário passará a ser independente, pois não vai precisar ir antes à biblioteca de sua Unidade solicitar um formulário para realizar empréstimo em outra biblioteca, como acontece atualmente. “O objetivo da unificação é aumentar a facilidade que o usuário passa a ter nos empréstimos”, afirma Mariza Leal de Meirelles Do Coutto, diretora técnica de Divisão do SIBi.

O SIBi integra 43 bibliotecas de Escolas e Faculdades distribuídas em seis campi universitários, com acervo total de mais de 6 milhões de volumes. Hoje, 27 bibliotecas já estão automatizadas para realizar empréstimo com seu público local. Outras 16 estão se preparando para incluir as informações no sistema Dedalus (Banco de Dados Bibliográficos da USP), através da identificação do código de barras do material bibliográfico e dos usuários por todas as bibliotecas.

O evento será realizado na Sala do Conselho Universitário, localizada à Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, em São Paulo.

(Fotos: Guilherme Andrade e Cecília Bastos)