USP, Unesp e Unicamp lançam repositório digital de produção científica

USP, Unesp e Unicamp lançaram, no último dia 6 de outubro, o Repositório Cruesp, que integra, em uma única biblioteca digital, a produção intelectual das três Instituições.

 07/10/2013 - Publicado há 11 anos
Por

USP, Unesp e Unicamp lançaram, no último dia 6 de outubro, o Repositório Cruesp, que integra, em uma única biblioteca digital, a produção intelectual das três Instituições.

Com o novo Repositório, toda a produção realizada nas três universidades – que representa cerca de 75% da produção científica brasileira – será gradualmente disponibilizada, para acesso gratuito, a todos os interessados nos temas das pesquisas desenvolvidas por essas instituições.

Nessa fase inicial, o Repositório Cruesp reunirá apenas a produção de artigos de publicados em revistas científicas. Posteriormente, serão incluídas outras produções que completarão o escopo do repositório, como a produção científica (livros e trabalhos de eventos), a produção artística (vídeos, curadoria e exposições), produção técnica (relatórios, patentes e softwares) e a produção acadêmica (teses e objetos educacionais).

O lançamento ocorreu durante a Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (Confoa), promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), até o próximo dia 9 de outubro. A conferência reúne interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior. O evento é realizado no Auditório István Jancsó, da Biblioteca Brasiliana.

Estão sendo discutidos temas como políticas públicas de acesso aberto, softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica, repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas, impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings, acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta, autoarquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios, e direitos de autor.

Entre as atividades desenvolvidas, há três mesas-redondas que abordarão os temas “Políticas Públicas de Acesso Aberto”, “Direitos Autorais e Acesso Aberto” e “A Ciência Aberto e a Gestão de Dados de Pesquisa”, além de oficinas e apresentações. A programação completa pode ser conferida na página do evento.

Embora as inscrições já estejam encerradas, as atividades também serão transmitidas ao vivo pelo IPTV. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1548 ou pelo e-mail confoa2013@sibi.usp.br .


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.