Desfile Rosa marca campanha de conscientização sobre o câncer de mama

No dia 5 de outubro, Ribeirão Preto recebe evento promovido pelo Núcleo de Ensino e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema) da USP

30/09/2016 - Publicado há 8 anos
banner-desfile
Desfile Rosa é realizado desde 2014 – Foto: Divulgação/REMA

No dia 5 de outubro, às 20 horas, o Núcleo de Ensino e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove o Desfile Rosa 2016

No evento, realizado desde 2014, as “modelos” são mulheres que receberam o diagnóstico do câncer de mama e estão em fase de tratamento ou já curadas. O objetivo é desconstruir a relação entre o diagnóstico de um câncer e a morte, além da ideia de que, com o tratamento, a mulher fica com sua estética fragilizada.

Andressa Calza vai participar do Desfile Rosa pela primeira vez. Diagnosticada com câncer de mama recentemente, ela descreve a iniciativa como fantástica: “É uma forma de mostrar para outras mulheres que estão passando pela mesma situação, que podemos ser felizes e nos sentirmos lindas e vivas”. Andressa diz que isso é importante para mostrar às pessoas que “o câncer não é o fim e sim o começo de uma vida nova, sabendo aproveitar mais cada instante”.

O evento é aberto ao público, os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos com os membros do Rema, na EERP, Av. Bandeirantes, 3.900, campus da USP em Ribeirão, ou no dia e local. O desfile será no Theatro Pedro II, que fica na Rua Álvares Cabral, 370, Ribeirão Preto. Mais informações pelo email amalmeid@eerp.usp.br. Após o desfile, haverá apresentação do Coral do Rema e sorteio de brindes.

O Desfile Rosa 2016 dá início às atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama em Ribeirão Preto. Todo ano, diversas entidades no mundo realizam o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desfile Rosa das mulheres do Rema - Foto: João Neves/RP
Desfile Rosa das mulheres do Rema – Foto: João Neves

Rema

O Rema é um grupo de ensino, pesquisa e assistência às mulheres com câncer de mama, e tem o objetivo principal de facilitar o processo de reabilitação destas mulheres. Fundado em 1989 na EERP, o grupo desenvolve pesquisa sobre câncer ginecológico e mamário, além de auxiliar no treinamento e capacitação de profissionais, alunos de graduação e pós-graduação das áreas de saúde, para assistência integral à mastectomizada.

Fazem parte do Rema professores da EERP, enfermeiras assistenciais, fisioterapeutas, psicólogos e alunos de graduação e pós-graduação, nível mestrado e doutorado, com coordenação da professora Ana Maria de Almeida.

Mais informações ou dúvidas sobre o Rema podem ser enviadas clicando aqui.

Stella Arengheri/ Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto