Convênio entre USP e Prefeitura beneficia usuários da saúde

O convênio insere a unidade, oficialmente, à rede de atenção da Secretaria Municipal da Saúde e amplia sua atuação

26/09/2016 - Publicado há 8 anos

Acompanhe a entrevista do repórter Gustavo Xavier com o diretor-técnico do Centro de Saúde-Escola Geraldo de Paula Souza, dr. Paulo Rogério Gallo:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

O convênio, que tem validade de um ano, permitirá a contratação de 46 novos funcionários para o Centro de Saúde-Escola - Fotos: Adilson Godoy via Sala de Imprensa/USP
O convênio, que tem validade de um ano, permitirá a contratação de 46 novos funcionários para o Centro de Saúde-Escola – Fotos: Adilson Godoy via Sala de Imprensa/USP

A Universidade de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo assinaram, no último dia 31 de agosto, um convênio de apoio a atividades assistenciais e articulação do Centro de Saúde-Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) com a Rede Municipal de Saúde de São Paulo.

A parceria busca ampliar os atuais serviços prestados à população da região oeste da cidade e implantar uma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), integrada à rede de atenção da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Também está nos planos a prestação de assistência integral, com acolhimento humanizado, promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde aos adultos e idosos.

Além disso, o convênio, com validade de um ano, permitirá a contratação de 46 novos funcionários para o Centro de Saúde-Escola, nas funções de enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, técnico em farmácia e médico clínico-geral, a serem pagos com os recursos oriundos do acordo.

O diretor-técnico do Centro de Saúde-Escola Geraldo de Paula Souza, Rogério Gallo, destaca um ponto que ele considera positivo, fruto dessa parceria entre dois órgãos públicos, ou seja, o de que a Universidade, além de assistência, contribuirá com pesquisa e ensino dentro da unidade. “Até hoje, o Centro de Saúde tinha uma lógica de prestação de serviços para a Prefeitura”, diz ele em entrevista ao repórter Gustavo Xavier, “mas agora passa de prestador de serviço para um conceito de incorporar a rede de atenção à saúde do município. Isso muda o nível de responsabilidade e atenção que se deve ter junto à população”.

A cerimônia de assinatura teve a presença de integrantes da Faculdade de Saúde Pública, do Centro de Saúde-Escola “Geraldo de Paula Souza” e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo - Fotos: Adilson Godoy via Sala de Imprensa/USP
A cerimônia de assinatura teve a presença de integrantes da Faculdade de Saúde Pública, do Centro de Saúde-Escola Geraldo de Paula Souza e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo – Foto: Adilson Godoy via Sala de Imprensa/USP

A área circunscrita ao Centro de Saúde-Escola Geraldo de Paula Souza é a maior área da cidade de São Paulo dedicada a uma única unidade, atendendo mais de 100 mil habitantes. “Não há nenhuma unidade da Prefeitura ou das organizações sociais, que cuidam de parcerias, que tenha essa quantidade de habitantes na área adstrita”, revela Gallo. A partir de agora, “os desafios na área de pesquisa, ensino, formação de recursos humanos e de assistência são enormes”, conclui.

Em novembro deste ano, o Centro de Saúde-Escola Geraldo de Paula Souza irá completar 91 anos de sua fundação. Além de oferecer atendimento de qualidade aos moradores de bairros paulistanos e desenvolver atividades de pesquisa e ensino, o centro é referência no Estado de São Paulo e no País quanto à implementação de programas que norteiam ações do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal.