Livro aborda técnica que representou revolução na genética molecular

Entre os colaboradores da obra estão pesquisadores da USP, Inca, UFRGS, Unicamp, PUCRS, Unesp, Embrapa, UFPE, Universidade Rockefeller e Universidade de Copenhagen, entre outras instituições

19/09/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Divulgação

Lançado na última edição do Congresso Brasileiro de Genética, o livro Introdução à técnica de CRISPR (250 p., Editora da Sociedade Brasileira de Genética, 2016) é a única obra em português sobre a técnica de edição genética denominada CRISPR, protagonista de uma revolução na genética molecular nos últimos anos.

Organizada por Tiago Campos Pereira, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, a publicação conta com 51 colaboradores de diversas instituições do Brasil e do exterior que exploram um tópico de fronteira da biologia molecular e celular. O volume inclui uma introdução à técnica; seu mecanismo básico de ação; sua versatilidade; aplicações; comparação com outras técnicas de nocauteamento; variantes naturais e artificiais de Cas9 e gRNAs; formas de obtenção de Cas9 e gRNAs; controles experimentais; ensaios moleculares para confirmação da edição genética; efeito mosaico; métodos para o uso de CRISPR em diversos modelos (bactérias, leveduras, fungos, plantas, animais e células humanas); otimizações da técnica; questões éticas, legais e ambientais, entre outros assuntos.

O prefácio tem a assinatura de um dos pioneiros em CRISPR, o professor Luciano Marraffini, da Rockefeller University.

A obra é o terceiro volume de uma série chamada Introdução a …, que visa a apresentar de maneira clara as técnicas e os temas recentes da genética e da biologia molecular aos alunos e aos pesquisadores brasileiros. Está disponível pela Livraria Virtual da Sociedade Brasileira de Genética por R$ 60,00.

Mais informações: email livrariasbg@sbg.org.br