Ribeirão Preto promove Olimpíada Regional de Química

16/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 19/09/2016 as 11:31

Na próxima quarta-feira, dia 19 de outubro, às 14 horas, acontece a segunda fase da prova da 14ª edição da Olimpíada Regional de Química (ORQ).

Nessa fase, professores das escolas das redes pública e privada de Ribeirão Preto e região selecionarão seis alunos, sendo dois de cada série do ensino médio, para representar a escola. No total, cerca de 300 alunos vão resolver situações/problemas, por meio de exercícios teóricos e práticos, e também vão escrever uma redação. A ORQ é a única olimpíada do País e da América Latina que promove prova prática.

Os três primeiros lugares receberão troféus e medalhas e as duas escolas que ficarem em primeiro lugar, uma pública e uma privada, receberão estágio de 20 horas nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além disso, os quatro mais bem classificados das redes pública e privada serão selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Química.

Para os professores acompanhantes, haverá no momento da prova duas oficinas: Novas tecnologias da educação no ensino de química, com Vinícius Garcia Freaza, gestor de tecnologias educacionais do Grupo SEB e Pedagogia da Voz, com a professora Maria Yuka de Almeida Prado, do Departamento de Música da FFCLRP.

A promoção é do Centro de Ensino Integrado de Química (Ceiq) do Departamento de Química da FFCLRP, coordenado pela professora Joana de Jesus de Andrade.

O evento é gratuito e será no Departamento de Química da FFCLRP, campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3.900.

Mais Informações: (16) 3315.3856 / (16) 3315.4387/ (16) 3315.0400 ou pelos e-mails: ceiqusp@gmail.com / ceiqdq@ffclrp.usp.br

Primeira Fase da ORQ

Na primeira fase da Olimpíada os professores das escolas públicas e privadas selecionam 40 alunos que visitam o Departamento de Química,  lá assistem uma palestra sobre a ORQ e fazem experimentos demonstrativos. Essa edição, aconteceu de fevereiro a agosto.

Olimpíada Paralela

Os alunos que participaram da primeira fase, mas que não foram selecionados para a segunda, podem concorrer na modalidade Olimpíada Paralela, por meio da elaboração de redação ou vídeo sobre o tema da edição. Este ano o tema é a Olimpíada Rio 2016. Os melhores em redação e vídeo serão premiados.

A entrega do material será no dia 19 de outubro, às 13 horas, no Departamento de Química da FFCLRP.

Gabriela Vilas Boas / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP