Quarto álbum foi o ápice da banda Led Zeppelin

A terceira parte da história do grupo, que em 1970 era considerado o futuro do rock, conta sobre o álbum sem nome, que ficou conhecido como Led Zeppelin IV

 28/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 24/05/2021 as 15:21
Logo da Rádio USP

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo conta um pouco sobre o processo de criação do álbum sem nome da banda Led Zeppelin, também conhecido como Led Zeppelin IV. O álbum tem uma das músicas mais famosas do Rock, Black Dog.

Segundo De Vivo, todo o processo de criação do Led Zeppelin IV se deu em outubro de 1970, após as excursões do grupo, pois uma década estava prestes a começar e a banda, que já era considerada o futuro, queria ter um novo disco gravado. De Vivo conta detalhes de como foi a gravação da música Stairway to Heaven e sobre The Battle of Evermore, música que tem elementos inspirados na obra de J.R Tolkien “Senhor dos Anéis”, além de comentar sobre a experiência inusitada que a banda preparou para os fãs com a chegada do álbum. 

Em novembro de 1971 o álbum Led Zeppelin IV foi lançado com atraso, e apesar do resultado do álbum ser incrível, isso acabou se tornando um marco de quebra no ritmo da banda, pois o álbum seguinte só saiu em 1973. De Vivo lembra que 50 anos depois do lançamento, o quarto álbum da banda, apesar de nunca ter tido um nome, foi o ápice musical dela. O programa encerra com When The Levee Breaks, que foi a primeira música tocada no História do Rock  na sua estreia, há dois anos.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.