Livro mostra importância das aves para biodiversidade no campus da USP em Piracicaba

Disponível gratuitamente na internet, obra traz informações sobre 230 espécies de aves registradas nos últimos 25 anos

26/02/2021 - Publicado há 3 anos
Livro traz informações sobre 230 espécies de aves registradas nos últimos 25 anos no campus da USP em Piracicaba- Foto: Reprodução/Esalq USP

Aves do campus Luiz de Queiroz é um livro fotográfico de 230 espécies de pássaros da região de Piracicaba, registradas nos últimos 25 anos. O trabalho foi realizado por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais formados na instituição e um fotógrafo. A versão digital já está disponível gratuitamente a todos os interessados neste link e haverá distribuição de cópias impressas para instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. A partir de março, o livro também estará disponível no portal de obras abertas da USP.

O objetivo principal da obra é apresentar os tipos de aves presentes no campus, de modo a estimular o surgimento de novos estudantes interessados em conhecer esses animais e despertar o interesse das pessoas na prática de observação dos pássaros. Segundo a equipe organizadora, o livro também reconhece a importância da avifauna do campus Luiz de Queiroz para a conservação da biodiversidade da região e retribui à sociedade o investimento em educação, formação humana e na ciência brasileira.

Foto: Reprodução / Esalq

O trabalho é dividido em duas partes. Na primeira, o campus é apresentado, com informações sobre sua história e como a ornitologia (o estudo dos pássaros) e a observação de aves passaram a ser tema de pesquisa da instituição nas últimas décadas. A segunda parte explica como ocorreu a coleta de dados ao longo desses 25 anos, e também traz informações relevantes da avifauna, como quais espécies são endêmicas e ameaçadas.

Nas páginas seguintes, as 230 espécies são apresentadas com imagem, nome, tamanho e informações sobre coloração, hábitos comportamentais, alimentares e detalhes que podem ajudar na sua identificação.

Aves do campus Luiz de Queiroz é uma publicação organizada pelo Laboratório de Manejo da Fauna Silvestre (Lemac/LCF) com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, Prefeitura do campus USP Luiz de Queiroz e Esalq.

O livro está disponível gratuitamente na internet. Confira o vídeo de lançamento do livro abaixo ou no Youtube (o evento começa aos 10min50):

.

.

O “book” das aves de Santos: guia traz fotos e informações em livro digital

Livro digital reúne pesquisa e registro fotográfico de aves do Cerrado Paulista