Hematomas subdurais são sangramentos nas membranas que envolvem o cérebro

O hematoma é causado, geralmente, por um traumatismo craniano e é mais comum em idosos

 02/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 12/02/2021 as 9:53

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre um problema mais comum em idosos, o hematoma subdural crônico (HSDc). O quadro, conta o professor, se caracteriza por “sangramentos entre as membranas que envolvem o cérebro” e, geralmente, surgem alguns dias ou semanas após um traumatismo craniano.

Dores de cabeça estão entre os sintomas, que também incluem confusão mental, dificuldades na memória ou na fala e, em alguns casos, crises convulsivas e alterações de nível de consciência. Segundo Pontes Neto, o reconhecimento da doença é difícil, com diagnóstico feito através de exames de neuroimagem. Já o tratamento exige procedimento cirúrgico para drenar os hematomas, em casos graves, e observação clínica em quadros leves a moderados.

O corticoide dexametasona para tratar clinicamente os casos de hematoma subdural crônico vem sendo utilizado há décadas, com muitas controvérsias. Agora, conta o professor, um estudo com grande número de portadores (748 pessoas) da doença acaba de divulgar seus resultados sobre a eficácia do medicamento.

A publicação da revista New England Journal of Medicine traz o Trial of Dexamethasone for Chronic Subdural Hematoma, realizado por pesquisadores do Reino Unido sobre o efeito do corticoide na redução da necessidade de cirurgias nesses pacientes. Pontes Neto adianta que não foram observados benefícios no uso da dexametasona, que “não resultou na redução da necessidade de cirurgia” e, ainda, causou efeitos colaterais nos idosos. 

Como avaliação final, Pontes Neto afirma que o procedimento cirúrgico para os hematomas subdurais continua sendo a estratégia mais indicada.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.