Rádio USP celebra os 250 anos de Beethoven

Boletim, podcasts e entrevista abordam a vida e a obra do compositor, que completa 250 anos neste dia 17

 17/12/2020 - Publicado há 3 anos
O compositor alemão Ludwig van Beethoven – Fotomontagem sobre imagem Wikimedia Commons

Ouça no link abaixo o boletim Dica Cultural, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nesta quinta-feira, dia 17, que destacou os 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Os 250 anos de Ludwig van Beethoven (1770-1827) foram o destaque do boletim Dica Cultural, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nesta quinta-feira, dia 17, data de nascimento do compositor alemão, que veio ao mundo em Bonn, na Alemanha, em 17 de dezembro de 1770.

Autor de mais de 240 composições – entre sinfonias, concertos, quartetos de cordas e uma ópera -, Beethoven é autor de uma obra artística da mais alta qualidade, mesmo tendo sido acometido por sérios problemas de saúde, como a varíola, a febre tifoide e a surdez, que ele começou a sentir antes dos 30 anos de idade, como destacou o boletim. Uma de suas mais famosas composições, a Sinfonia Número 9 em Ré Menor, foi concluída em 1824, já com o compositor completamente surdo.

Festejado em todo o mundo neste ano em que se completam 250 anos de seu nascimento, Beethoven foi tema da série de podcasts Jornadas com Beethoven, produzida pela Rádio USP. Com 24 episódios, transmitidos pela emissora desde março até agosto passado, a série explorou vários aspectos da vida e da obra do compositor. Jornadas com Beethoven está disponível neste link.

Beethoven recebeu várias homenagens no Brasil em 2020. Uma delas foi o lançamento, no início do ano, do livro Beethoven – As Muitas Faces de Um Gênio, da Editora Contexto. Essa obra traz dois artigos: um ensaio escrito pelo maestro brasileiro João Maurício Galindo e uma biografia clássica de Beethoven, de autoria do escritor francês Romain Rolland (1866-1944), Prêmio Nobel de Literatura de 1915. Sobre esse livro, Galindo foi entrevistado na Rádio USP. A entrevista pode ser ouvida aqui.

Ouça no link acima o boletim Dica Cultural, da Rádio USP, sobre os 250 anos de Beethoven.

Ouça neste link a série de podcasts Jornadas com Beethoven.

Ouça neste link entrevista do maestro João Maurício Galindo sobre o livro Beethoven – As Muitas Faces de Um Gênio.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.