Artista faz miniaturas de astros da MPB em papel machê

Peças que retratam Chico Buarque, Elis Regina e Renato Russo compõem a coleção de Madalena Marques

 16/10/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça no link abaixo o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 16 de outubro de 2020, que apresentou entrevista com a artista plástica Madalena Marques.

Logo da Rádio USP
A artista plástica Madalena Marques e sua coleção de miniaturas – Fotos: Arquivo pessoal

Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, Rita Lee, Renato Russo e vários outros. Grandes astros da música popular brasileira são retratados na forma de miniaturas em papel machê pela artista plástica Madalena Marques. Nesta sexta-feira, dia 16, Madalena falou sobre essa arte no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz).

A artista começou sua coleção em 2016, criando a miniatura do cantor e compositor Zeca Baleiro. Desde então, deu continuidade ao trabalho, sempre movida pelo seu gosto musical e pelo amor à obra do artista retratado. “Às vezes eu ouço no rádio uma música maravilhosa e penso: ‘Preciso fazer a miniatura desse cantor'”, disse. Hoje ela soma mais de 50 miniaturas de artistas da MPB, que Madalena não vende. “Eu tenho uma peça só de cada cantor, não faço fôrma. Tenho uma só e é minha”, destacou a artista, que leva de 10 a 15 dias para produzir cada peça.

Com 17 centímetros de altura, as miniaturas impressionam pelo realismo das fisionomias, como destacou o radialista Cido Tavares, apresentador de De Papo Pro Ar. “É um trabalho que exige muito capricho, para a peça ficar de forma que você bate o olho e já reconhece a pessoa”, explicou Madalena.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

De Papo Pro Ar é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às sextas-feiras, às 18h30, inclusive via internet, através do site da emissora. No mesmo dia ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.