Semana tem vários eventos da USP com transmissão pela internet

De 8 a 11 de setembro, transmissões de eventos com especialistas da USP podem ser acompanhadas on-line gratuitamente

 07/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 08/09/2020 as 12:42
Foto: Freepik

.

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 8 a 11 de setembro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

Dia 8 de setembro – terça-feira

Procesos legislativos, institucionales, formación y prácticas comunitarias como aporte al fortalecimiento a los sistemas de salud y la incorporación del enfoque de promoción de la salud

Às 10h, um debate on-line vai mostrar os modos de fazer e planejar a saúde a partir da perspectiva intersetorial e multidisciplinar com o modelo desenvolvido na cidade de Medellín, na Colômbia. Este seminário internacional é uma iniciativa do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc) da FSP-USP, como parte do processo colaborativo em promoção da saúde na região das Américas. Os convidados são profissionais e pesquisadores que participam do projeto. A transmissão será pela plataforma Zoom neste link.

Obesidade e estigma: implicações na produção e difusão do conhecimento em saúde pública

A partir das 14 horas, um encontro organizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, vai abordar a epidemia global de obesidade que vem chamando a atenção das autoridades de saúde no mundo todo. Participam a diretora de Ciência e Educação da Federação Mundial da Obesidade, Olivia Barata Cavalcanti, e Maria Laura C. louzada, professora da FSP. A transmissão estará disponível neste link.

30 anos do ECA: Desafios para a Educomunicação

Às 17h30, um encontro virtual em comemoração às três décadas de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente será realizado numa parceria entre a Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, e os Núcleos Especializados da Infância e Juventude e de Cidadania e Direitos Humanos, do Instituto Paulo Freire. Os participantes são Cristiane Parente, jornalista, professora, educomunicadora e sócia-fundadora da ABPEducom; Claudemir Edson Viana, professor, coordenador pedagógico da Licenciatura em Educomunicação da ECA USP; e Júlia Cavalcante, 15 anos, estudante do Ensino Médio e moradora do bairro Grajaú, na zona sul de São Paulo. O evento pode ser acompanhado neste link.


Dia 9 de setembro – quarta-feira

Corpo e Produto: Uma Relação de Conforto e Estética Fashion

Às 16 horas, como parte do ciclo A Sustentabilidade na Moda é Inclusão, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove um debate on-line sobre a relação entre a pluralidade de corpos e suas necessidades e desejos, o que inclui produtos e serviços que cumpram seus propósitos de atender as pessoas independente de idade, habilidade ou condição. Participam pesquisadores, profissionais do mercado e consumidores. Para participar, é necessário fazer a inscrição neste formulário. A transmissão será no canal do YouTube do IEA, neste link.

A Independência: passado, presente e futuro do Brasil?

Às 18h, com transmissão pelo canal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no YouTube, neste link, um encontro on-line vai debater a importância do dia 7 de setembro, feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, data que celebra a declaração da Independência do nosso país de Portugal no ano de 1822. O convidado será o professor João Paulo Garrido Pimenta, do Departamento de História da FFLCH. O evento faz parte do XI Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia.

O sistema de classificação NOVA sob o prisma da Engenharia de Alimentos

A partir das 19 horas, o Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (ABEA) promovem um evento on-line para tratar da atualização do Guia Alimentar para a População Brasileira. O objetivo é desmistificar os conceitos errôneos sobre os diversos tipos de processamentos de alimentos e suas denominações. Participam do debate os professores da FZEA Marco Trindade, Rodrigo Petrus e Alessandra Oliveira. Acompanhe o evento neste link.


Dia 10 de setembro – quinta-feira

Covid-19 e a Crise Urbana

Encontro on-line, a partir das 16 horas, vai fazer o lançamento do Livro Covid-19 e a Crise Urbana, publicação que trará um debate conceitual sobre a compreensão da cidade e do urbano em crise, no Brasil. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Veja a transmissão neste link.

Ciganos na Europa: perseguição e extermínio

Às 17 horas, como parte do Fórum Permanente sobre Genocídio e Crimes contra a Humanidade, um evento on-line vai colocar em debate a questão da perseguição aos ciganos com a participação de Marcos Toyansk, coordenador do Grupo de Estudos Ciganos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; e Ygor Pierry Piemonte Ditão, professor e pesquisador do Centro de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias da Faculdade de Direito da USP. Para acompanhar a transmissão, é necessário se cadastrar neste link.


Dia 11 de setembro – sexta-feira

Indústria 4.0: Ameaças e oportunidades para o Brasil

A partir das 9h, evento em parceria entre a Escola Politécnica da USP e a Associação Nacional de Programas de Pós – Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (Anpepro) vai abordar as tecnologias digitais que são fundamentais para a competitividade de empresas e nações. Também, como a difusão e o emprego dessas tecnologias modificam as lógicas de operação, os recursos técnicos e humanos necessários, a organização e a cultura das empresas. O evento será transmitido no canal do Youtube da Anpepro e haverá emissão de certificado. Para realizar a sua inscrição, clique aqui

Web of Science para pós-graduandos

Às 10 horas, o evento organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) vai mostrar como realizar uma revisão de literatura e identificar top papers com a coleção da base Web of Science (WoS). A base é multidisciplinar e congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo, além de trabalhos de eventos. O evento será apresentado por Deborah Dias, especialista de treinamento a clientes da Clarivate Analytics. As inscrições podem ser feitas neste link. O link do webinar será enviado por e-mail aos inscritos.

Os policiais e a saúde mental: Desafios

Às 18 horas, primeiro evento do #SextasAmarelas, série de seminários onlines que discute saúde mental e polícia, vai tratar do comportamento suicida e os desafios para a promoção da saúde mental de agentes de segurança. Promovido pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, contará com Giselda Castro, psicóloga e professora da Academia de Polícia Civil de SP, Major Mário Kitsuwa, chefe interino do Centro de Atenção Psicológica e Social (CAPS) da PMESP, Fernanda Cruz, pesquisadora de pós-doutorado do NEV e IPPES, e Sérgio Adorno, sociólogo e coordenador científico do NEV. Para participar, se inscreva neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.