Live traz debate sobre o consumo na sociedade contemporânea

No dia 14, às 16 horas, professora da USP lança o livro “Há Limites para o Consumo?”

 10/07/2020 - Publicado há 4 anos

O consumo na sociedade contemporânea será tema de uma live a ser realizada no próximo dia 14, terça-feira, às 16 horas. Na ocasião será feito o lançamento do livro Há Limites para o Consumo?, da professora Clotilde Perez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Além de Clotilde, a live terá a participação dos professores Eneus Trindade, da ECA, Fernanda Martinelli, da Universidade de Brasília (UnB), Elisa Piedras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Patricia Burrowes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rogério Covaleski, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A transmissão será feita pela plataforma Join Zoom Meeting e pelo canal da USP no Youtube.

Publicado pela Editora Estação das Letras e Cores, o livro Há Limites para o Consumo? traz análises sobre o consumo na atualidade, que abordam as possibilidade e os limites desse hábito, sempre em busca de uma “adequação”, segundo a autora. Nele, Clotilde reconstitui a trajetória do consumo na sociedade ocidental, percorrendo cinco séculos de história.

Um dos capítulos do livro é dedicado aos rituais e processos de consumo, desde a busca de informações pelo produto desejado até a compra, o uso, a posse e o descarte dele. “A abordagem do consumo como ritual expande sobremaneira o entendimento sobre a própria sociedade, uma vez que oferece reflexões sobre os mecanismos de transferência de significado do mundo cultural e socialmente constituído para as pessoas, por meio de vetores sígnicos privilegiados como o sistema da moda, a ecologia publicitária e a telenovela”, afirma a autora, que é especialista em semiótica.

Outro capítulo do livro aborda o consumo no Brasil, destacando a vida cotidiana do brasileiro nas últimas décadas. A obra é concluída com reflexões sobre os limites do consumo. “Há limites claros para o consumo, e eles são cívicos, morais e afetivos.”

O lançamento do livro Há Limites para o Consumo?, da professora Clotilde Perez, será realizado em live no dia 14 de julho, terça-feira, às 16 horas, na plataforma Join Zoom Meeting e no canal da USP no Youtube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.