USP de Piracicaba exibe obra do músico barroco Johann Pachelbel

Orquestra da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) executa on-line o “Cânone em Ré Menor”

02/07/2020 - Publicado há 4 anos
O compositor alemão Johann Pachelbel – Imagem: Montagem de Luana Franzão

Assista no vídeo abaixo à apresentação de Cânone em Ré Maior, do compositor alemão Johann Pachelbel (1653-1706), feita pela Orquestra da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

O Cânone em Ré Maior, uma das mais conhecidas obras do compositor barroco alemão Johann Pachelbel (1653-1706), foi gravado e disponibilizado na plataforma digital YouTube pela Orquestra da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Composto em 1680 originalmente para três violinos e baixo contínuo, o Cânone foi adaptado e executado por membros da orquestra a vários instrumentos, incluindo violino, piano, flauta, saxofone e violão (assista ao vídeo no link acima).

A apresentação foi uma das atrações da 17ª Noite de Talentos 2020 – Tempos de Quarentena, a mais recente edição do tradicional evento promovido pela Esalq, que neste ano aconteceu on-line, nos dias 4 e 5 de junho, em razão da pandemia do novo coronavírus. A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq. O vídeo tem direção artística de Cintia Pinotti – coordenadora da Noite de Talentos – e edição de Vinicius Lima.

Johann Pachelbel foi um dos compositores que exerceram influência sobre o maior músico do barroco alemão, Johann Sebastian Bach (1685-1750), no início de sua carreira. Nascido em Nuremberg, Pachelbel foi organista em Erfurt durante 12 anos. Depois, tornou-se organista da Igreja de St. Sebaldus, em Nuremberg, onde atuou por 11 anos, até a sua morte. Autor de vasta obra musical sacra – incluindo cantatas e sonatas -, foi responsável pelo desenvolvimento do prelúdio coral e da fuga no período barroco.

Assista neste link à execução do Cânone em Ré Maior, de Johann Pachelbel, pela Orquestra da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.