Rádio USP destaca a obra do multi-instrumentista Sivuca

Programa “Olhar Brasileiro” aborda a vida e a obra do músico paraibano

 02/06/2020 - Publicado há 4 anos
Sivuca, um dos maiores instrumentistas da história da música brasileira – Fotomontagem: Vinicius Vieira

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 31 de maio de 2020, que abordou a música de Sivuca.

No dia 26 de maio passado, o músico paraibano Severino Dias de Oliveira, conhecido internacionalmente como Sivuca (1930-2006), teria completado 90 anos. Multi-instrumentista, cantor, compositor e maestro, Sivuca foi tema do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 31 de maio.

Nascido em Itabaiana, no semi-árido da Paraíba, de uma família de sapateiros e agricultores, o artista começou a tocar sanfona aos 9 anos de idade. Ao completar 15 anos, mudou-se para Recife (PE), onde foi contratado pela Rádio Clube de Pernambuco.

O primeiro disco foi lançado em 1951. Era o início de uma carreira brilhante, que o levaria a tocar em todas as partes do mundo e a ser considerado pela imprensa francesa, em 1962, o melhor instrumentista em atividade daquele ano.

Olhar Brasileiro apresentou Sivuca interpretando músicas em vários instrumentos, como sanfona, piano, violão e berimbau. Entre essas músicas estão Quando me Lembro, de Lupércio Miranda, Aquariana e Lamento do Berimbau, ambas de autoria de Sivuca.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP sempre aos domingos, às 10 horas. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.