Museus da USP divulgam nota de repúdio pela nomeação de nova presidente do Iphan

Segundo o texto, a nomeação de pessoa não qualificada coloca em risco o patrimônio histórico e artístico do País. Leia na íntegra

 12/05/2020 - Publicado há 4 anos

.

O Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Paulista, o Museu de Zoologia e o Instituto de Estudos Brasileiros, todos da Universidade de São Paulo, vêm manifestar seu repúdio à nomeação de Larissa Rodrigues Peixoto na presidência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia atualmente do Ministério do Turismo.

O Iphan, que completa 83 anos de existência, tem desde sua fundação pautado as ações de governo na preservação do patrimônio brasileiro tendo por base informações técnicas que orientam suas prioridades e as metodologias que adota. É, portanto, fundamental que a ou o presidente do Iphan reúna o conhecimento técnico e que tenha o reconhecimento pelos seus pares, o que a/o habilita a tomar as decisões fundamentais para garantir a perenidade e a manutenção do rico acervo patrimonial do País.

A nomeação de pessoa não qualificada para a função coloca em risco todos os esforços que centenas, senão milhares, de técnicos cumulativa e integradamente construíram ao longo destes mais de oitenta anos. Principalmente, coloca em risco um patrimônio único, insubstituível, cuja perda seria, assim, irreparável. É responsabilidade de todos que militam na área cultural manifestar seu inconformismo e exigir a reversão desta nomeação inadequada e inaceitável.

Instituto de Estudo Brasileiros – IEB/USP
Museu de Arte Contemporânea- MAC/USP
Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE/USP
Museu Paulista – MP/USP
Museu de Zoologia – MZ/USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.