Professora da USP em Bauru ganha prêmio internacional por pesquisa com materiais dentários

Maria Fidela de Lima Navarro recebeu o Prêmio Ryge-Mahler pelo seu trabalho na Faculdade de Odontologia de Bauru

28/04/2020 - Publicado há 4 anos
Maria Fidela de Lima Navarro, ganhadora do Prêmio Ryge-Mahler pela pesquisa sobre materiais dentários – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
A professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Maria Fidela de Lima Navarro, recebeu o Prêmio Ryge-Mahler, do Dental Materials Group, da International Association for Dental Research (IADR). O prêmio é concedido a cientistas que, ao longo de suas carreiras, deram contribuições à pesquisa clínica em materiais dentários.

O prêmio foi criado por dois destacados cientistas da área de materiais, Gunnar Ryge e David Mahler, e oferece uma placa e o valor de US$ 2 mil aos escolhidos. Os cientistas costumam receber o prêmio no congresso comemorativo da IADR, nos Estados Unidos, mas, com a pandemia de coronavírus, este ano será enviado aos seus países de origem.

Para a concessão do prêmio, um dos critérios é que a pessoa indicada e aqueles que indicam sejam membros do Dental Materials Group. “Um dos pesquisadores que me indicaram foi o professor Stephen C. Bayne, Professor Emérito da Universidade de Michigan. Ele me enviou a cópia da carta na qual destacou minhas qualidades que justificariam ser selecionada para esse prêmio tão importante”, explica Maria Fidela. “Fiquei muito contente com essa premiação porque ela distingue não apenas a minha pessoa, mas a querida Faculdade de Odontologia de Bauru. Eu também tenho contatado os colegas e ex-alunos que contribuíram com os vários estudos clínicos para agradecer a participação deles nesses trabalhos e tenho recebido várias manifestações de carinho e apreço de colegas de diferentes partes do Brasil e do exterior. Espero que este prêmio seja uma inspiração para os jovens talentos de nossa querida FOB”, completa a homenageada.

A professora Maria Fidela de Lima Navarro é titular do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários e foi diretora da FOB. Ela também é pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ex-presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, ex-diretora da FOB-USP, ex-secretária Geral da USP e ex-presidente da IADR – International Association for Dental Research, entre outras atividades.
.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus USP Bauru