Vegetarianismo e veganismo aparecem como identidades sociais

Para o médico nutrólogo Eric Slywitch, o veganismo representa a contemporaneidade e tende a ser a identidade nutricional do futuro

 16/03/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Peggy Greb – via Wikimedia Commons/Domínio público

O professor Ricardo Alexino Ferreira, no Diversidade em Ciência, entrevista o médico nutrólogo Eric Slywitch, que fala sobre o vegetarianismo e o veganismo como identidades que precisam ser inclusivas. Defensor do veganismo, que é uma filosofia e, também, estilo de vida que exclui todas as formas de exploração e abate de animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade, Slywitch reconhece o preconceito e as exclusões que veganos sofrem nas relações sociais, no contexto de sociedades carnívoras.

Para ele, o veganismo representa a contemporaneidade e tende a ser a identidade nutricional do futuro. Também chama a atenção para que as relações com todos os animais sejam de respeito, evitando a exploração pelo abate ou a apropriação dos produtos fabricados por eles. Os veganos são contra, por exemplo, o uso do mel e da seda, por considerarem exploração dos animais.

Eric Slywitch – Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Eric Slywitch foi diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira de 2004 a 2016, desenvolvendo materiais técnicos para leigos e profissionais de saúde, para que a adoção da dieta vegetariana possa ser feita de forma segura. É, ainda, diretor e docente do Curso de Avaliação Metabólica e Nutricional com ênfase em Interpretação de Exames Laboratoriais e conselheiro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). É autor dos livros Alimentação sem Carne – guia prático; Virei Vegetariano. E agora?; Emagreça sem Dúvida; Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos; Alimentação Vegetariana, dentre outros.
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.