Semana do Cérebro vai difundir conhecimentos em neurociência

Evento chega à nona edição com mesas-redondas no Espaço de Eventos do instituto e atividade na Praça XV de Novembro

09/03/2020 - Publicado há 4 anos

O Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados-Polo Ribeirão Preto recebe entre os dias 16 e 22 de março a nona edição da Semana do Cérebro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

O evento é promovido pelo grupo Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CIENARTES, ligado ao IEA-RP, e integra uma campanha global anual realizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, que reúne universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana com o objetivo de difundir conhecimentos em neurociência e reforçar a importância desse campo de estudos. No Brasil, as atividades estão sob o selo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Serão sete mesas-redondas, envolvendo professores e pesquisadores de instituições como Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Trinity College Dublin (Irlanda), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Colégio Viktor Frankl, Startup Bioaps, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), Fundação Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Aprendizagem (Panda) e o Hospital das Clínicas da USP Ribeirão Preto.

Entre os temas abordados no evento estão transtorno obsessivo-compulsivo, epilepsia e comorbidades psiquiátricas, sono e cérebro, Transtorno do Espectro Autista, presença feminina na Ciência e doença de Alzheimer. Uma mesa-redonda especial vai celebrar os 40 anos de atuação do professor Norberto Garcia-Cairasco, coordenador do evento, na USP Ribeirão Preto.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

No dia 22 de março, a Semana do Cérebro promove ainda, na Praça XV de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, o evento O Cérebro na Praça. Nele, o público poderá visitar diversas tendas com exposições sobre temas ligados ao cérebro e à neurociência. Esse evento é aberto ao público e não precisa de inscrições.

Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.