Mostras de arquitetura propõem uma cidade mais humana

O objetivo das exposições é aproximar o público das discussões contemporâneas sobre o cotidiano urbano

 30/09/2019 - Publicado há 5 anos

 

 

Logo da Rádio USP

 

Uma boa opção para os paulistanos refletirem sobre a cidade e o seu cotidiano é visitar as mostras de arquitetura que estão acontecendo. A artista e professora Giselle Beiguelman destaca em sua coluna Ouvir Imagens (clique no player acima) que as exposições estão abertas ao público em geral. “As mostras de arquitetura não são apenas para arquitetos, urbanistas, designers. Elas estão cada vez mais inventivas, combinando soluções expográficas que imprimem conceitos ao espaço e aproximam o público das discussões contemporâneas sobre as cidades.”

Beiguelman destaca a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura, com o título Todo Dia. “A exposição tem como tema o cotidiano exibido em dois núcleos: um no Sesc 24 de Maio, que foi apresentado até o último domingo, 29 de setembro, e o outro no Centro Cultural São Paulo, que pode ser visitado até 8 de dezembro.”

Imperdível também é a exposição Conversas na Praça – O Urbanismo de Jorge Wilheim, no Sesc Consolação. “A proposta desta mostra é dupla. Busca recuperar o legado de Jorge Wilheim, um dos urbanistas mais presentes no cotidiano de São Paulo. E também convida o público para participar da discussão sobre como pensar e fazer cidades mais humanas, justas e sustentáveis”, observa a professora. “Esse casamento entre o passado, que é o acervo do Wilheim, com o presente e o futuro através do convite à reflexão feito pelo curador, meu colega Guilherme Wisnik, também colunista aqui da Rádio USP, se equaciona pela ousada expografia, concebida por Pedro Mendes da Rocha.”

Importante lembrar que Jorge Wilheim deixou em São Paulo um grande legado. “Foi o responsável por marcos da cidade de São Paulo como a reurbanização do Vale do Anhangabaú, nos anos 1980, e do Pátio do Colégio e também pela construção do centro de eventos Anhembi.”

Bieguelman comenta: “Apesar de contar com algumas vitrines, o que domina a exposição são projeções e os bancos de praça em um espaço modular que serve para abrigar debates, mas também para conversar. A exposição não tem paredes e divisórias e funciona como um convite ao convívio com o prédio e com as pessoas.”

Conversas na Praça – O Urbanismo de Jorge Wilheim fica em cartaz até 14 de dezembro.
Para mais informações sobre as exposições de arquitetura que acontecem na cidade, acesse: www.desvirtual.com

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.