Semana de Arte e Cultura da USP se destaca nos campi do interior

De 16 a 22 de setembro, haverá atividades culturais em Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo

12/09/2019 - Publicado há 5 anos
Eventos musicais são presença garantida em todas as edições da Semana de Arte e Cultura da USP – Foto: Divulgação/PRCEU USP

.

As atividades culturais da Universidade contribuem fortemente para torná-la cada vez mais merecedora da estima pública“ diz a Resolução 4.366 do Conselho de Cultura e Extensão, que instituiu a Semana de Arte e Cultura na USP em 1997. Indo para a 24ª edição este ano, o evento acontece do dia 16 a 22 de setembro em quase todos os campi da Universidade.

A maioria das atividades desta edição se concentra no interior. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, tem uma semana cultural independente que está indo para a sua 29ª edição, mas que acontece simultaneamente com a da USP. A programação deste ano será essencialmente voltada para a música. A abertura da semana será feita pela banda Maracangalha, no dia 16, segunda-feira, às 12 horas, em frente ao restaurante universitário da Esalq. O grupo se dedica à música popular brasileira e, na ocasião, vai lançar seu trabalho autoral.

As outras atrações musicais acontecerão no Salão Nobre da escola. No dia 17, terça-feira, às 20 horas, o grupo Corda de Barro propõe um encontro entre sonoridades regionais brasileiras e sensibilização socioambiental. O coral da Esalq sobe ao palco no dia 19, quinta-feira, também às 20 horas. E a orquestra da escola se apresenta no dia 20, sexta-feira, às 12h30.

No campus de São Carlos, a programação ainda pode sofrer alterações, mas é esperado que o grupo Clarianas abra a semana por lá. Levantando questões sobre a voz da mulher na música popular no Brasil, a banda se apresenta às 12 horas do dia 16, segunda-feira, no palco do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso). A semana segue com três a quatro atividades diferentes todos os dias, que contemplam áreas das artes visuais, cinema, teatro, dança e música. Já as exposições Lugares Afetivos, Lugares Possíveis e 20×20 acontecerão durante toda a semana no Centro Cultural.

Além do Caaso e do Centro Cultural, os locais previstos para receber atividades da semana em São Carlos são o Sesc, o Teatro da USP, o Museu de Ciência do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e o Espaço de Convivência da Biblioteca da Área 2.

Em Ribeirão Preto, a semana começa no dia 16 com a exposição fotográfica Antártida, de Sigismundo Bialoskorski. Capitão amador, Bialoskorski velejou até o continente gelado para uma expedição fotográfica e apresenta seus registros no evento. A mostra fica até o dia 26 no teatro do campus da USP em Ribeirão Preto, local que receberá todas as atividades da semana. No dia seguinte, às 19 horas, Bialoskorski se junta a Gustavo Junqueira, montanhista e aventureiro, que também participou da viagem à Antártida. Eles darão uma palestra sobre a expedição, desde os preparativos até o retorno ao Brasil.

A programação continua com atividades musicais, oficinas e teatros. Destaque para a peça Palavras de Stela, com direção de Elias Andreato, que foi indicada ao prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2017. A apresentação acontece nos dias 20 e 21, às 20h30, e tem classificação indicativa de 14 anos. A retirada dos ingressos pode ser feita de forma gratuita a partir de uma hora antes do espetáculo.

No campus de Bauru, diferentemente dos demais, a Semana de Arte e Cultura será realizada entre os dias 8 e 11 de outubro. Segundo a chefe da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus de Bauru, Paula Marques, a escolha da data foi feita considerando o calendário de graduação e os eventos do campus. Os interessados em apresentar seus projetos devem ficar atentos às datas. Os trabalhos de artes visuais e os grupos de coros têm até o dia 20 de setembro para fazer a inscrição. Para as demais áreas o prazo vai até o dia 27.

Na capital paulista as atividades estarão concentradas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, instalada no campus Leste, que programou ações para os dias 17, 18 e 19 de setembro. Entre elas destaca-se a performance Sangue Sagrado, que traz debate sobre a recente polêmica em torno da doação de sangue por homossexuais. A apresentação acontecerá no dia 17, às 20h45, no térreo do prédio da EACH.

A EACH terá ainda palestras, exposições, oficinas e apresentações musicais. Algumas delas se repetem ao longo do dia para contemplar um público maior. É o caso de Ícaros Reis Lunar Blues, show com músicas autorais e covers que acontecerá no palco em frente ao prédio da biblioteca, às 13 e às 18 horas do dia 19.

No campus da USP em Piracicaba, a 29ª Semana Cultural da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) acontece simultaneamente à 24ª Semana de Arte e Cultura da USP – Foto: Reprodução