Câncer ósseo tem grandes chances de recuperação se descoberto cedo

O sarcoma afeta principalmente jovens e pode ser detectado em um simples exame de raio X

 31/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 05/09/2023 as 13:35
Por

Todo adolescente passa por um período de crescimento rápido que popularmente se chama de “estirão”. Este é um momento-chave para ficarmos atentos à possibilidade de desenvolvimento de sarcoma nos ossos, o “câncer ósseo”. O mês de julho foi escolhido para conscientizar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento.

Não há forma de prevenir o câncer ósseo. Mas, se descoberto rapidamente, as chances de recuperação aumentam muito, contou ao Jornal da USP no Ar a médica oncologista Veridiana Pires de Camargo, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de USP (FMUSP). Alguns dos sintomas, ela explica, são dores persistentes, dificuldade de movimentação e possível inchaço de “partes moles” do corpo como o joelho, por exemplo. “Se algum desses sintomas aparecer, já se deve procurar um especialista para tirar a dúvida. Principalmente em jovens, esses sintomas deveriam sumir com o passar dos dias.”

Geralmente o diagnóstico virá através de um ortopedista e um exame de raio X, se feito corretamente, já pode indicar a presença do sarcoma no osso. No entanto, Veridiana reforça que a partir do momento que se confirma o câncer o paciente deve procurar um especialista oncológico. Através da medicina nuclear outros exames serão demandados para se investigar a extensão da doença, um deles é a cintilografia óssea. “A partir do diagnóstico feito, a cintilografia óssea mapeia todo o esqueleto do paciente e aponta se existem outros ossos acometidos por sarcoma”, explica a médica.

O câncer ósseo é perigoso porque evolui rapidamente, em questão de seis meses pode atingir dez centímetros. Segundo Veridiana, no tratamento para a doença o paciente é submetido à quimioterapia por um período de cerca de um ano. Possivelmente será necessária uma intervenção cirúrgica no meio desse processo, o que torna fundamental a fisioterapia para ganho de musculatura e recuperação posterior. Se tratado corretamente e diagnosticado cedo, há muitas chances do paciente sobreviver e retomar uma vida normal.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.