Da saúde à economia, USP debate por que proteger o meio ambiente

Em várias cidades, Universidade reúne especialistas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos

 03/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/06/2019 as 17:46
Quem vive nas metrópoles conhece bem, e sente, o problema da poluição –  Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.

.

Acabar com a poluição do ar. Este é o mote da campanha das Nações Unidas em 2019 para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele é celebrado no dia 5 de junho com a ideia de encorajar ações em todo o planeta pela causa. Durante a semana, diferentes unidades da USP programaram atividades para a comunidade.

Próximo à data, em 8 de junho, é o Dia Mundial dos Oceanos, quando haverá o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, resultado de convênio entre a Unesco e a USP. A cátedra tem o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Instituto Oceanográfico (IO) como responsáveis por suas atividades e gestão. Há também quatro instituições parceiras: Coordenação de Ciências Oceânicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; o Brazilian Future Ocean Panel (Painel Mar); a Brazilian Coastal Benthic Habitats Monitoring (ReBentos); e a SOS Mata Atlântica.

A finalidade da iniciativa é promover um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre o tema. A perspectiva é que ela facilite a colaboração entre pesquisadores de reconhecimento internacional e aqueles da USP, além de outras instituições brasileiras e de outros países da América Latina e do Caribe.

Confira a programação das atividades do Meio Ambiente e do Dia dos Oceanos na USP:

São Paulo

3 a 13 de junho

Semana do Meio Ambiente da Biologia 2019

Oficina de cosméticos naturais e argila, saúde ambiental e poluição do ar, biólogos no mercado de trabalho e saúde ambiental são algumas das atividades da série de eventos organizados pelo Instituto de Biociências (IB) da USP.

Programação completa
Entrada gratuita e aberta ao público
Horário: 12 às 19 horas
Local: Rua do Matão, trav. 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo

5 de junho

Seminário O Futuro dos Oceanos e lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade

As ameaças à vida marinha e a quantidade alarmante de lixo nas águas tornam urgente a discussão sobre o futuro dos oceanos. Motivado pelo destaque que esses ecossistemas têm ganhado na agenda internacional e o entendimento de que são vitais para a vida no planeta, o professor do Instituto Oceanográfico da USP Alexander Turra propôs à Unesco a criação de uma cátedra no Instituto de Estudo Avançados (IEA) da USP voltada à sustentabilidade desses ambientes.

O lançamento oficial da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos será durante o seminário O Futuro dos Oceanos. O evento reunirá diversos perfis de especialistas no tema – como oceanógrafos, biólogos e jornalistas – para discutir quais são as ameaças à biodiversidade dos mares e como monitorá-las ou mesmo mitigá-las.

Programação completa
Entrada: gratuita e aberta ao público | Inscrições aqui
Horário: 8h30 às 18 horas
Local: Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão ao vivo

5 de junho

Encontro Acadêmico: Ambiente, Saúde e Sustentabilidade

A temática Inovação e práticas de sustentabilidade no ambiente urbano será debatida em duas mesas-redondas compostas por egressos e orientadores do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

No final do evento, será realizado o lançamento dos livros Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade (FSP-USP, 2019) e Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades (FSP-USP, 2019), que compõem as primeiras edições da coletânea Interfaces entre Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: construindo diálogos e atuações interdisciplinares do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade.

Programação completa
Entrada: gratuita | inscrições aqui
Horário: 16 às 19 horas
Local: Sala Paula Souza da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo

5 a 7 de junho

Encontros do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) receberá uma série de eventos para destacar a importância de se preservar e recuperar o meio ambiente. Para isso, pesquisadores de diferentes áreas científicas foram convidados. Entre as atividades estão observação de aves e monitoramento da fauna no campus Cidade Universitária, a relação entre a poluição e o exercício físico.

Programação completa
Entrada gratuita | inscrições aqui
Local: Auditório do Cepeusp, Rua Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo

6 de junho

Seminário Transformando Nosso Planeta

A abertura será com o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da USP, o professor José Gregori, que falará sobre a importância da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos. Após Gregori, será a vez do professor José Goldemberg, do IEE, tratar sobre poluição e meio ambiente. Logo em seguida, o professor Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), abordará a sustentabilidade com relação aos oceanos. Depois, o professor do Instituto de Física (IF) da USP, Paulo Artaxo, também falará sobre sustentabilidade, mas no que diz respeito às florestas. Na última discussão, o professor Paulo Almeida, integrante da CDH da USP, discutirá o cenário nacional sobre a agenda de sustentabilidade.

A organização é do IEE e do Programa Envelhecimento Ativo do Hospital Universitário (HU) da USP.

Programação completa
Entrada: gratuita | inscrições aqui 
Horário: 14 às 17 horas
Local: Auditório do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEE) da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289

6 e 7 de junho

Meio Ambiente na FFLCH

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP possui diversas pesquisas relacionadas à temática ambiental, apesar de não oferecer curso de graduação ligado às Ciências Biológicas e às da Terra, áreas comumente associadas ao tema. O evento pretende ressaltar justamente que o meio ambiente é um complexo das relações sociais, econômicas, culturais, etc. e a materialidade da natureza.

No primeiro dia, 6 de junho, os assuntos abordados serão: darwinismo ontem e hoje, terras indígenas e biodiversidade; recursos naturais e mineração: casos de Mariana e Brumadinho; a obra de Drummond e a atividade mineradora. E, no dia 7, serão debatidos: uso de agrotóxicos, a variabilidade e mudança climática; e os tratados internacionais de meio ambiente, como o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Para o debate, foram convidados os professores: Francisco Assis de Queiroz, Marta Rosa Amoroso, Wagner Costa Ribeiro e José Miguel Soares Wisnik, no primeiro dia; e Larissa Mies Bombardi, Maria Elisa Siqueira Silva e João Paulo Candia Veiga, no dia 7. Os setes professores são das áreas de Antropologia, Ciência Política, Geografia, História e Literatura, demonstrando que o meio ambiente está presente de diversas formas na Faculdade.

Programação completa
Entrada: gratuita e aberta, sem necessidade de inscrição
Horário: 18 às 19h30
Local: Auditório Milton Santos do Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo
Mais informações: (11) 3091-4645 ou e-mail agenda@usp.br

Piracicaba

5 a 8 de junho

Semana do Meio Ambiente 2019

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP busca sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, incentivar adoção de práticas ambientalmente mais adequadas, divulgar as ações socioambientais desenvolvidas no campus e apoiar o desenvolvimento do projeto temático Brasil, Esperança Alimentar do Futuro, baseado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Programação completa
Entrada gratuita e aberta ao público
Horário: 8 às 18 horas
Local: Campus da USP em Piracicaba, Av. Pádua Dias, 11
Mais informações: (19) 3429-4121 ou e-mail  planod@usp.br

Ribeirão Preto

6 de junho

Comemoração do Dia do Meio Ambiente

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP promove no dia 6 de junho, a partir das 9 horas, no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, a Comemoração do Dia do Meio Ambiente.

O evento vai reunir diferentes segmentos e agentes que realizam projetos ligados às temáticas de meio ambiente e sustentabilidade para promover uma reflexão sobre o que é desenvolvido pelo campus dentro dessas áreas e como a comunidade pode contribuir.

Programação completa
Entrada gratuita | inscrições aqui
Horário: 9 às 17h30
Local: Espaço de Eventos do IEA-RP – Rua Pedreira de Freitas, 20 (antigo banco Santander), campus da USP em Ribeirão Preto
Mais informações: (16) 3315-3584 ou sga-rp@usp.br

Bauru

3 a 7 de junho

5ª Semana do Meio Ambiente da USP/Bauru

O evento na USP integra a 20ª edição da Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB) que traz como tema central neste ano Trilhando caminhos sustentáveis. A SIMAB ocorre anualmente na semana de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem. Participam organizações ligadas aos segmentos de educação ambiental e a consciência ecológica, com atividades voltadas para todos os tipos de público.

Programação completa
Entrada gratuita e aberta ao público
Local: Campus da USP em Bauru –  Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Nova Cidade Universitária

Mais informações: (14) 3226-6018 ou e-mail usp.recicla@fob.usp.br

Ícones / monkik via flaticon / CC 3.0 BY

 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.