No litoral norte de São Paulo, USP apresenta suas pesquisas sobre o mar

Em 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, centro de biologia marinha em São Sebastião abre suas portas ao público

04/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/06/2019 as 17:43
Centro de Biologia Marinha da USP, em São Sebastião – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A vida nos mares é a paixão dos cientistas da USP em São Sebastião, no litoral paulista. Para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, eles abrirão as portas do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade e apresentar seus estudos a qualquer interessado durante o CEBIMar Aberto.

A intenção é divulgar as ciências marinhas para a população, explica o biólogo e educador do centro, Luciano Abel. Para isso, cientistas vão explicar projetos, resultados, e a relação de sua pesquisa com a sociedade. “Será como uma feira de ciências, onde as pessoas serão motivadas pela curiosidade”, diz Abel.

O evento é gratuito e não é preciso se inscrever. Basta ter interesse pela pesquisa nos oceanos e comparecer ao CEBIMar no dia 8 de junho,entre 9h30 e 12 horas, ou na parte da tarde, das 13h30 às 16 horas. O endereço é Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 – Pitangueiras. Leia aqui mais informações sobre como chegar ao local.

As entidades parceiras ICMBio-Alcatrazes, Instituto Argonauta e Instituto Terra & Mar também trarão exposições e atividades.

O CEBIMar é um instituto especializado da USP dedicado exclusivamente ao estudo da biologia marinha. Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura – como laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório – para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária. O centro atende a demandas de pesquisadores e docentes de seu próprio quadro, de outras unidades da USP, também de outras universidades (estaduais, federais ou particulares) e de institutos de pesquisa.