Yamandu Costa faz show em favor do Instituto da Criança

Em entrevista à Rádio USP, violonista toca músicas ao vivo e fala do legado do compositor Raphael Rabello

16/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 17/05/2019 as 14:05
Logo da Rádio USP

“Considero que seja um encontro histórico.” Foi o que afirmou o violonista gaúcho Yamandu Costa, em entrevista à Rádio USP (93,7 MHz), a respeito do espetáculo Encontro de Gerações da Música Instrumental Brasileira, que ele vai apresentar neste final de semana, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, ao lado de vários instrumentistas. Toda a renda obtida com a venda de ingressos para o show será destinada à compra de equipamentos para o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP.

Para falar sobre o show – que terá três apresentações, nesta sexta-feira, sábado e domingo -, Yamandu visitou os estúdios da Rádio USP na terça-feira, dia 14, quando foi entrevistado pela radialista Miriam Ramos no programa Via Sampa e tocou músicas ao vivo.

Yamandu Costa na Rádio USP, no dia 14 de maio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Ouça nos links acima a íntegra da entrevista.

Na conversa com a radialista Miriam Ramos, Yamandu Costa falou também sobre sua grande referência – o violonista e compositor carioca Raphael Rabello (1962-1995). “A gente é uma continuação do Raphael”, disse, referindo-se à atual geração de violonistas. “Ele, de alguma maneira, nos deu de presente esse instrumento, o violão de sete cordas, não só como instrumento acompanhador, mas como solista.” Para o violonista, embora tenha vivido apenas 32 anos, Rabello deixou um legado que os músicos atuais estão desenvolvendo e que não tem fim. “É só o começo de uma nova etapa do violão brasileiro.”

O espetáculo terá a participação de músicos como Elodie Bouny (violão de seis cordas), Nivaldo Ornelas (sax soprano e flautas), Renato Borghetti (gaita-ponto), Armando Marçal (percussão) e os membros do quarteto de cordas Ensemble São Paulo, integrado por Marcelo Jaffé (viola), Betina Stegmann, Nelson Rios (violinos) e Rafael Cesário (violoncelo).

Outros músicos que estarão presentes no espetáculo são Marcos Nimrichter (piano e acordeon), Danilo Brito (bandolim), Daniel Sá (violão), Ernesto Fagundes (bombo leguero) e Guto Wirtti (baixo acústico e baixolão). Haverá a participação especial da cantora Veronica Ferriani.

O espetáculo Encontro de Gerações da Música Instrumental Brasileira, com Yamandu Costa, será realizado nos dias 17 e 18 (às 20 horas) e 19 (às 17 horas) de maio, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, em São Paulo, telefone 11 3288-0136). Metade dos ingressos é gratuita e a outra metade custará R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Eles podem ser obtidos na bilheteria do teatro e pela internet (www.ingressorapido.com.br).