Fotos expostas em São Carlos mostram locais do Apartheid

Mostra está em cartaz até 30 de março na Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP

08/02/2019 - Publicado há 5 anos

Juiz do trabalho por vocação e fotógrafo por acaso. É assim que se define Rodrigo Takayassu, autor da exposição Locais do Apartheid sob o Olhar de um Estrangeiro. Ele viajou pela África do Sul e registrou fragmentos do apartheid que resultaram em uma coletânea de imagens e textos, que ficarão expostos na vitrine que se localiza no térreo da Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (SP).

Fotos mostram detalhes da opressão do Apartheid na África do Sul – Foto: Rodrigo Takayassu

O Apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994. Imposto pelo governo da minoria branca do país, ele preconizava a separação radical entre brancos e negros na sociedade sul-africana.

Gratuita, a exposição Locais do Apartheid sob o Olhar de um Estrangeiro ficará em cartaz de 31 de janeiro a 30 de março de 2019 e pode ser visitada em qualquer dia e horário. Entusiasta da arte fotográfica há dez anos, Takayassu atua como juiz do trabalho no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, local em que as obras foram expostas no final do ano passado.

A exposição é promovida pelo Centro Cultural da Prefeitura do campus da USP de São Carlos, e faz parte da Oficina de Fotografia da 3ª edição dos Cursos de Férias. Conta com apoio do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos (GCACEx) e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Cartaz de divulgação da exposição Locais do Apartheid sob o Olhar de um Estrangeiro – Foto: Reprodução
Assessoria de Comunicação do ICMC