Vírus HIV prejudica tratamento de doenças no organismo humano

Mais conhecida como Aids, a doença enfraquece o sistema imunológico humano

 03/12/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

No primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o assunto é Aids, uma das doenças mais fatais do mundo, além de ser um dos maiores problemas de saúde desde 1982, quando foi identificada.

Também conhecida como HIV, o vírus da Aids ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo contra doenças. Portanto, é justamente o enfraquecimento desse sistema, decorrente da infecção causada pelo vírus, que faz com que a pessoa tenha muito mais risco em contrair doenças simples, como gripe, ou até mais graves, como câncer linfático e pneumonia.   

Os sintomas do HIV em seu início podem ser enfraquecimento, fraqueza, anemia, manchas na pele, entre outros.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.