Pesquisadores falam da busca científica para combater superbactérias

No dia 30 de outubro, USP Talks traz os pesquisadores Natalia Pasternak e Nilton Lincopan para falar sobre as descobertas na área

 24/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 31/10/2018 as 8:53

Atualizado às 8h47, 31 de outubro de 2018

Superbactérias – Fotomontagem

.

O USP Talks #24 – Bactérias que seria realizado dia 30 de outubro no Masp, às 18h30, foi cancelado devido a manifestações marcadas em frente ao Masp. O evento foi remarcado para dia 8 de novembro, no mesmo horário e local.

Você sabia que a maioria das bactérias que existem no mundo são inofensivas ou até benéficas para o ser humano? Muitas delas são, inclusive, essenciais para a nossa sobrevivência. Mas há aquelas que nos fazem mal, e a má notícia é que a capacidade da medicina de nos proteger delas está diminuindo rapidamente. O uso indiscriminado de antibióticos vem gerando “superbactérias”, que nenhum antibiótico é capaz de destruir. Como resolver isso?

Esse será o tema do próximo USP Talks, no dia 30 de outubro, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), com participação dos pesquisadores Natalia Pasternak e Nilton Lincopan, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo. O evento é gratuito, aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela internet.

Natalia Pasternak é bióloga, com especialização em microbiologia (estudo de bactérias, vírus e outros microrganismos). É pesquisadora-colaboradora do ICB, divulgadora científica e coordenadora do Pint of Science Brasil.

Nilton Lincopan é formado em Tecnologia Médica pela Universidad Austral do Chile e é doutor em em Ciências Farmacêuticas pela USP. Atualmente, é professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, especialista em resistência microbiana. Seu grupo identificou, em 2016, a presença de um gene de superresistência em bactérias no Brasil, chamado MCR-1.

O USP Talks começa às 18h30 e tem duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público. A entrada é gratuita e haverá gravação do evento. A lotação máxima do auditório é de 374 lugares.

O Masp está localizado na Av. Paulista, 1.578. A bilheteria  iniciará a distribuição de ingressos às 16h30, um por pessoa, até às 18h30 ou até se esgotarem, o que ocorrer primeiro.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e pelo Estadão. O USP Talks é um projeto que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

Para mais informações acesse a página do evento no Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.