Mostras de arte imersiva são destaque na cidade

O Sesc Paulista e a Japan House levam o público a uma fantástica imersão visual e sensorial

 08/10/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A Biblioteca à Noite, no Sesc Avenida Paulista, e Dimensão, do Duo Nonotak, na Japan House, são as mostras de arte imersiva que Giselle Beiguelman, artista e professora da FAU-USP, destaca na sua coluna Ouvir Imagens, na Rádio USP (ouça o player acima).

“A mostra Biblioteca à Noite é uma instalação em realidade virtual que leva os visitantes para dez grandes bibliotecas. Fruto de uma parceria entre o escritor argentino, radicado no Canadá, Alberto Manguel, e o artista multimídia Robert Lepage, a obra leva o nome de um dos livros de Manguel, publicado no Brasil pela Companhia das Letras e, infelizmente, esgotado”, explica Giselle. “Nessa instalação, Manguel aborda o lugar do livro e da leitura na nossa cultura, a partir de uma viagem por uma série de bibliotecas, da Antiguidade à internet.”

Com óculos especiais para navegar nas imagens 3D e em um cenário que acomoda os visitantes em uma sala de leitura, é possível estar em bibliotecas como a Nacional, da Bósnia e Herzegovina, a de Alexandria, a do Congresso, dos EUA, e a Vasconcelos, no México. “Por meio da impecável direção de arte do Robert Lepage, somos colocados no espaço arquitetônico de cada uma dessas bibliotecas, e vamos descobrindo suas histórias e detalhes, tendo como guia a narração do próprio Manguel em áudio.”

Do outro lado da mesma Avenida Paulista, Giselle indica a exposição Dimensão, do Duo Nunotak, formado pelo arquiteto e músico japonês Takami Nakamoto e a ilustradora Noemi Schipfer. “São três instalações: Magnitude, Daydream V.5 Infinite e Zero Point Two”, diz a professora. A curadoria é de Antonio Curti, muito experiente e talentoso no campo da música eletrônica.

Orgulhosa, a professora faz questão de destacar: “E eu não posso deixar de mencionar aqui a prata da casa, da qual me orgulho muito. Nonotak tem expografia e programação desenvolvidas por dois ex-alunos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Felipe Sztutman e Wesley Lee . Eles simplesmente arrasaram”.

Mais informações sobre as exposições A Biblioteca à Noite e Dimensão, do Duo Nonotak, acesse o link: www.desvirtual.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.