Profissionais de jornalismo discutem a cobertura das eleições

Evento na USP dia 11 de agosto vai falar sobre checagem de fatos, bastidores dos debates e influência das redes sociais

09/08/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Divulgação / Jornalismo Junior

.
No dia 11 de agosto, a Jornalismo Júnior, empresa júnior dos alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realiza o evento Apuração Além das Urnas. Com a proximidade das eleições, o encontro propõe uma discussão sobre o trabalho dos profissionais de jornalismo na cobertura do tema.

O encontro é gratuito e acontecerá na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, São Paulo, a partir das 9 horas. Para participar, é necessário inscrever-se pelo link.

Serão três debates, cada qual com um tema relacionado a jornalismo e eleições: a influência das redes sociais no processo eleitoral; paralelos com outros países latino-americanos; e os bastidores da realização dos debates políticos. Haverá também uma palestra sobre checagem de fatos. Veja a programação completa:

Mesa sobre redes sociais (9 horas até 10h30)
• Diego Iraheta, diretor-chefe do Huffpost Brasil
• Shin Oliva Suzuki, atual editor de Estratégias do G1

Mesa sobre América Latina (10h40 até 12h10)
• Tomás Oliveira Paoliello, professor de Relações Internacionais da PUC-SP
• João Paulo Charleaux, editor de Política, Economia e Internacional do Nexo Jornal
• Fernanda Marques Simas, repórter de O Estado de S. Paulo
• Paula Ramón, repórter da AFP

Mesa sobre debates (13h10 até 14h50)
• Fábio Zanini, ex-repórter da Folha de S. Paulo
• Carol Pires, colunista do New York Times em espanhol e redatora do programa Greg News, da HBO
• Thaís Oyama, redatora-chefe da Revista Veja

Mesa sobre fact-checking (15 horas até 16h30)
• Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova

O evento conta com o apoio de grandes empresas da área, como a Revista Piauí, Carta Capital e a Le Monde Diplomatique Brasil, além da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Apuração Além das Urnas

Dia: 11 de agosto
Horário: das 9 horas às 16h30 (com pausa para almoço)
Local: Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros, São Paulo – SP
Evento no Facebook
A inscrição é gratuita. A organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível, para ser entregue no dia do evento.