USP inicia modernização de bibliotecas por Ribeirão Preto

Campus terá uma biblioteca moderna e com conceito de atendimento às tecnologias do mundo atual

 31/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Biblioteca Central da USP, em Ribeirão Preto, que passará por reforma de modernização – Foto: João Neves – PUSP-RP

.
Vinicius Hugo Taglione Lopes, aluno do curso de Administração, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de 
Ribeirão Preto (FEA-RP), é frequentador e monitor da Biblioteca Central do campus da USP, em Ribeirão Preto.

Vinicius Lopes, aluno FEA-RP – Foto: Rosemeire Talamone/USP Imagens

Para Lopes, a biblioteca deve ter um conceito aberto e ser um agente de integração entre os alunos do campus e ser efetivamente um espaço comunitário, o que o estudante não vê hoje. Ele afirma que a Biblioteca Central é um espaço pouco utilizado pelos alunos do campus. “Talvez meus colegas não vejam um propósito para estarem aqui”, conclui.

É justamente para atender essa nova demanda da comunidade, de espaços de integração, que a Biblioteca Central começa a passar por uma ampla reforma a partir do mês de agosto. Segundo Marisa de Castro Pereira, chefe da Divisão de Apoio Transitório da Prefeitura do Campus da USP, em Ribeirão Preto, o espaço vai ganhar um conceito moderno, passar de espaço de acervo para de acesso.

Marisa lembra que durante o período de obras, as unidades de ensino vão disponibilizar salas de estudo para os alunos, com a presença de funcionários da Biblioteca Central. Já os empréstimos de livros poderão ser feitos pelo e-mail bcrp@usp.br.

Novo layout com sala de convívio na Biblioteca Central da USP, em Ribeirão Preto, com Edusp ao fundo – Foto: imagem cedida pela DVEF

.

Moderno e tradicional num mesmo prédio

A biblioteca terá dois ambientes distintos: um moderno, no andar térreo, que vai ganhar um ambiente de integração mais atrativo, e um tradicional, no andar superior, com todo o acervo já existente e de interesse das unidades de ensino.

No espaço de integração do andar térreo, estarão as salas de estudo individuais e espaços com empréstimos de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, como tablets, notebooks, fones de ouvido, telões para filmes, televisores, entre outros. No mesmo local, haverá uma sala para aulas de xadrez, além da instalação da livraria da Editora da USP (Edusp), cafeteria e uma copa para utilização dos alunos. O espaço também ganhará mais sanitários.

.

Novo layout do setor de empréstimos de tecnologias da informação – Foto: imagem cedida pela DVEF

.

Layout do anfiteatro da Biblioteca Central USP, em Ribeirão Preto – Foto: imagem cedida DVEF

.

No ambiente tradicional, junto ao acervo, estará a equipe técnica para assistência aos usuários na localização do material, pesquisas bibliográficas, normalização de trabalhos científicos (monografias, dissertações, teses, artigos e periódicos), consultas e empréstimos. A biblioteca também contará com gerador para os casos de queda de energia.

.

Novo layout do ambiente tradicional da Biblioteca Central, andar superior – Foto: imagem cedida pela DVEF

.

Marisa diz que, historicamente, as bibliotecas sempre tiveram caráter restritivo e estático, consideradas um templo e o bibliotecário seu guardião. Com o decorrer do tempo, esse conceito foi se modificando e no presente, com a introdução das tecnologias de informação e comunicação, as bibliotecas tornaram-se uma unidade de informação e os bibliotecários, profissionais de informação. “O leitor tornou-se um usuário por buscar não somente livros, mas vídeos, mídias e reproduções sonoras, por exemplo.  Nesse sentido surge um novo conceito de biblioteca”, afirma.

Lopes comemora as notícias, especialmente a integração com a tecnologia, e espera que os softwares utilizados pela Universidade também sejam integrados, com base de dados mais competentes e maior flexibilidade. O estudante acredita que dá para melhorar o atual espaço, deixando-o mais apropriado ao estilo atual de estudar.

Projeto é piloto para as bibliotecas da USP

A reforma da Biblioteca Central, em Ribeirão Preto, faz parte do projeto da Universidade de modernizar suas bibliotecas. Segundo o prefeito do campus local, professor Américo Sakamoto, a identificação dessa nova realidade exige da USP uma redefinição do papel e também da imagem de suas bibliotecas para incorporação de conceitos modernos, a exemplo de algumas já existentes no País e no mundo. “O campus da USP, em Ribeirão Preto, foi escolhido para inaugurar o projeto-piloto de modernização das bibliotecas da Universidade”, informa.

Américo Sakamoto, prefeito do campus da USP, em Ribeirão Preto – Foto: Gabriel Soares/USP Imagens

Heitor Santos Reis, aluno da Informática Biomédica, curso interunidades que reúne Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e Faculdade de Medicina (FMRP), está utilizando a Biblioteca Central em busca de recursos computacionais e vê com alegria a nova proposta, principalmente, por ser um espaço mais de vivência, mais amplo, não tão concentrado, assim como já funciona nas Faculdades de Direito (FDRP) e de FEA-RP. “Com essas mudanças, com certeza haverá mais demanda, o pessoal vai preferir ficar por aqui inclusive nos finais de semana.”

Heitor Reis, do curso de Informática Biomédica – Foto: Rosemeire Talamone/USP Imagens

Reis acredita que a nova proposta também pode ser um espaço para a disseminação de informações sobre o uso de softwares livres. “Seria interessante para a comunidade saber que não existe só softwares pagos”.

O aluno lembra que pode ocorrer uma maior interação com outros acervos interessantes no campus, como a midiateca do Departamento de Física da FFCLRP, só com filmes sobre ficção científica, e com as atividades do CineCult, por exemplo. “Nesse sentido, pode melhorar até a divulgação das atividades culturais do campus.”

Ainda com relação à comunidade acadêmica, Sakamoto enfatiza que a ideia é, principalmente, criar um espaço de maior integração, até com a possibilidade de atendimento 24 horas. “Serão gastos cerca de R$ 2 milhões e a reforma, que será por etapas, deverá estar concluída em junho do próximo ano.”  

Complexo de atividades integrativas

Espaço de eventos do IEA – Foto: Daniella Giazzi Roveri

Com a reforma e mudança de conceito da Biblioteca Central, a USP cria em Ribeirão Preto um complexo de atividades integrativas para a comunidade. Um conjunto de prédios próximos um ao outro vai possibilitar diversas atividades de extensão e cultura.

Ao lado do prédio da biblioteca está o teatro do campus, recentemente reformado; próximo aos dois, está a sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com espaço para eventos e exposições. Não muito distante, está a Seção de Atividades Culturais, com extensa programação, que vai desde exposição, passando por oficinas, cursos etc, e o Centro de Educação Física e Esportes (Cefer), com diversas modalidades de atividades esportivas para as comunidades interna e externa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.