Suicídio de universitários alarma psicólogos

Especialista comenta que cada caso tem uma história própria e que tem que ser investigado individualmente

 19/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 12/09/2018 as 17:56
Por
Logo da Rádio USP

Neste ano, casos de suicídios na USP tem abalado a comunidade universitária. Só em junho ocorreram dois casos. Essas fatalidades levantaram a questão de saúde mental dos alunos e o papel da universidade nesse problema.

Para a professora Maria Júlia Kovacs, do Instituto de Psicologia da USP (IP) comenta que cada caso tem uma história própria e que tem que ser investigado individualmente. “Não dá para apontar uma causa única. É muito difícil generalizar”, observa.

Maria Júlia comenta também que há sim uma pressão causada no ambiente universitário, como prazos, avaliações, tanto na graduação como na pós-graduação, que pode sim contribuir para situações como essas. “Hoje também temos pressão muito grande dos órgãos de fomento, da questão do emprego posteriormente”. Ela lembra que a situação de pressão não pode ser colocada como aquela que motivou o suicídio.

A professora Maria Júlia Kovacs, do Instituto de Psicologia da USP (IP), comenta a respeito. Ouça no link acima, a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.