Voluntários da USP começam treinamento para receber atletas olímpicos

Nesta semana, os coordenadores dos voluntários participaram de curso para aprender como auxiliar as delegações internacionais que treinarão na Universidade

07/07/2016 - Publicado há 8 anos
Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) - Foto: Jorge Maruta/USP Imagens
Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) foi uma das instalações escolhidas para sediar o treinamento de atletas dos jogos olímpicos 2016. A Universidade receberá delegações de quatro países, que utilizarão a Raia Olímpica e a pista de atletismo do local. Mas a participação da USP não se resume a instalações: alunos atuarão como voluntários para auxiliar as equipes e garantir o bom andamento dos treinos.

No dia 6 de julho, os coordenadores dos voluntários participaram de um curso, onde foram apresentadas as instalações do Cepeusp e os procedimentos adotados durante o recebimento das seleções. As principais atividades dos coordenadores serão recepcionar as delegações no portão de entrada, acompanhar a delegação de forma ininterrupta durante seu período de trabalho, garantir as condições ideais de treinamento, e auxiliar as delegações na retirada, segurança e devolução dos materiais de treinamento.

Serão, ao todo, dez coordenadores, nove deles da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Gabriella Kalil cursa o Bacharelado em Esporte e será coordenadora da delegação da China. “É uma oportunidade única, para quem está estudando o esporte, ter contato com as delegações, com atletas de alto nível e com pessoas que têm chance de ganhar medalha”, diz Gabriella.

O curso faz parte do Projeto Cepeusp Olímpico, coordenado pelo professor Carlos Bezerra. A iniciativa surgiu após a escolha do Rio de Janeiro, em 2009, como sede dos jogos que começam no próximo dia 5 de agosto. O Cepeusp fez um planejamento sobre sua participação e o enviou para o Comitê Olímpico Brasileiro e para o Comitê Organizador Rio 2016.

No Cepeusp, equipes da China e Rússia treinarão canoagem; França e Itália, atletismo.

20160707_02_cepeusp
Coordenadores e professor Carlos Bezerra durante curso ministrado na Raia Olímpica – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Como participar

Para se tornar voluntário é preciso enviar um e-mail para stargate@usp.br ou roselifb@usp.br até o dia 8 de julho demonstrando interesse. A principal tarefa será apoiar os assessores e coordenadores do projeto. Como requisito é necessário pertencer à comunidade USP, ir ao treinamento que será realizado no dia 13 de julho e possuir conhecimento básico em inglês, russo, italiano, francês ou chinês. Serão selecionados até três voluntários para cada delegação.