Incubadora da USP recebe prêmio por sua atuação social

Voltada para a tecnologia social, a Habits faz a interlocução dos conhecimentos produzidos na Universidade para empreendedores

21/06/2018 - Publicado há 6 anos
Evento de premiação ocorreu em 7 de junho – Foto: Divulgação

.
A Incubadora Tecnológica e Social da USP – Habits foi a vencedora da região Sudeste da terceira edição do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, que seleciona projetos para receber financiamento, visando a fortalecer o ambiente de negócios de impacto social no Brasil.

A premiação ocorreu no dia 7 e junho, pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A primeira etapa dessa edição do programa teve início em dezembro de 2017 e a Habits passou por todas as fases, ocorridas até o final de maio de 2018, incluindo mentoria de associados do ICE. Foram selecionados dez empreendedores de todas as regiões do Brasil para apresentarem seus planos de ação para uma banca independente e a incubadora da USP foi aprovada pela região Sudeste. Os cinco vencedores receberão um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10 mil, para apoiar a implementação do plano de ação, mentoria de associados do ICE e vouchers de serviços do Sebrae.

“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe”, afirma Bruno Trivelatto, que auxilia na gestão da Habits, aluno de mestrado profissional em empreendedorismo na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

A Habits é uma incubadora-escola sediada na Escola de Artes, Ciências de Humanidades (EACH) da USP, localizada na zona leste de São Paulo. Ela possui uma estrutura vinculada à Agência USP de Inovação (Auspin), com funcionamento estreitamente ligado à comunidade da EACH e seu entorno. A incubadora iniciou suas atividades em 2012.

Equipe da Habits é formada por alunos, professores, funcionário e ex-aluno da EACH – Foto: Natália Dourado/EACH

.
A professora Luciane Meneguin Ortega, idealizadora e gestora da Habits, destaca que a incubadora tem por propósito auxiliar na disseminação do empreendedorismo e no desenvolvimento de novas empresas até poderem sobreviver sozinhas no mercado. “Além de ampliar a chance de sucesso e a competitividade de novas iniciativas, a Habits possibilita a criação de novas tecnologias gerando inovações para a sociedade, o desenvolvimento da ciência, o aumento da geração de empregos qualificados na região da zona leste de São Paulo e Cone Leste Paulista, contribuindo também com o crescimento da economia.

Ela lembra ainda que a Incubadora Tecnológica e Social da USP tem demonstrado ser um equipamento com grande potencial para se tornar um canal de interlocução da Universidade com a sociedade. Voltada para o aspecto tecnológico com forte vertente social, tem o suporte de professores e alunos da USP, que atuam diretamente em sua gestão e desenvolvimento, fazendo a interlocução dos conhecimentos produzidos na Universidade para os empreendedores dos projetos selecionados.

Com informações da Agência USP de Notícias