Mestrando da USP em São Carlos é premiado por pesquisa em estatística

Premiação foi concedida ao aluno Lucas Pereira Lopes no Encontro “Brasileiro de Estatística Bayesiana”

17/05/2018 - Publicado há 6 anos
Lucas Pereira Lopes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi contemplado com o prêmio Travel Award – Foto: Divulgação / Cemeai

Um projeto do aluno de mestrado Lucas Pereira Lopes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi contemplado com o prêmio Travel Award – melhor trabalho em pôster na categoria de pesquisadores fora do estado do Rio de Janeiro, onde ocorreu o décimo quarto Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana.

A premiação é concedida pela International Society for Bayesian Analysis (ISBA), que reconheceu a pesquisa de Lucas Lopes denominada Bayesian Option Pricing using Copula-GARCH model. O trabalho premiado é uma parte da sua dissertação onde estuda o processo de precificação de opções financeiras multivariadas utilizando uma nova abordagem teórica, comparando-a com métodos clássicos. “Fiquei imensamente feliz com esse reconhecimento, pois ganhar um prêmio de melhor trabalho em um evento nacional é muito gratificante”, comemora o pesquisador.

Lopes tem como orientadores Vicente Garibay Cancho e Francisco Louzada Neto, ambos pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) que apoia a pesquisa por intermédio do Grupo de Modelagem de Risco, uma das áreas do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid).

Sobre o evento

O Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana (EBEB) – área da estatística que trabalha com conceitos de probabilidade e medida de incerteza – é realizado com periodicidade de dois anos desde 1991, inicialmente por grupos de pesquisadores brasileiros interessados na divulgação e crescimento da pesquisa em estatística bayesiana no país. Desde então, o EBEB tem atraído pesquisadores de vários países, especialmente da América do Sul, que têm considerado o evento um bom fórum para divulgar seus resultados, dando um caráter mais internacional a este importante evento brasileiro.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-Unicamp, IBILCE-Unesp, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira / Assessoria de Comunicação CeMEAI

Mais informações: e-mail: contatocemeai@icmc.usp.br