Vistoria é mais rígida em prédios recentes do que em antigos

Professor da USP esteve presente no local após desmoronamento e esclarece como é feita a vistoria de edifícios

 03/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP
Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham em escombros do edifício Wilton Paes de Almeida – Foto: Sturm via Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Projetado em 1960 e Tombado em 1992, o edifício Wilton Paes de Almeida, que desmoronou na madrugada desta terça-feira, era um patrimônio histórico de interesse arquitetônico e paisagístico. O prédio tinha 24 andares, era localizado na região do Largo do Paissandu, ocupado pelo Movimento Social de Luta por Moradia (MSLM) e já havia sido classificado em situação de risco.

O professor Ruy Marcelo Pauletti, do Departamento de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP, esteve presente na região, após o desmoronamento, para fiscalizar dois prédios do entorno. Ele explica que a vistoria passou a ser mais rigorosa na década de 70, após as tragédias dos edifícios Joelma e Andraus, mas aos prédios antigos não se aplicam todas as normas dos prédios atuais.

Ouça a reportagem completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.