Museu Paulista apresenta ao público o projeto arquitetônico de seu edifício

Apresentação sobre o novo projeto de restauro e modernização do Museu foi promovida no dia 27 de março

 28/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 12:31
Por
A diretora do Museu Paulista,  Solange Ferraz de Lima (primeira à esquerda) falou sobre as expectativas quanto à abertura do Museu em 2022 – Foto: José Rosael

No dia 27 de março, o Museu Paulista (MP) da USP promoveu uma apresentação aberta ao público sobre o novo projeto de restauro e modernização do edifício-monumento, no Teatro do Sesc Ipiranga, em São Paulo.

O evento contou com a presença da diretora do MP, Solange Ferraz de Lima; da pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Margarida Maria Krohling Kunsch; e dos arquitetos idealizadores do projeto vencedor, Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni.

A USP anunciou, em dezembro do ano passado, os projetos vencedores do concurso nacional de arquitetura para o restauro e a modernização do edifício-monumento, que teve como empresa vencedora a Hereñu + Ferroni Arquiteto Ltda. O projeto prevê, dentre outras ações, a criação de um novo acesso pelo subsolo do edifício, onde haverá uma área de convivência, com livraria, cafeteria e auditório, e a instalação de um mirante.

A previsão é que o Museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental.

O Museu foi fechado para visitação em 2013 e, desde então, o prédio vem passando por uma série de intervenções estruturais. Paralelamente, a Instituição começou a tratar da transferência de seus acervos para viabilizar a execução das obras, tendo sido concluídas e reabertas ao público a Biblioteca e a área de Documentação Histórica e Iconografia.

Assista, a seguir, à matéria produzida pela TV Globo a respeito do encontro, veiculada no dia 28 de março.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.