Professor da USP lança primeira biografia brasileira de Marx

Lançamento do livro ocorre nesta quarta-feira, dia 21, às 18h30, na Cidade Universitária

19/03/2018 - Publicado há 6 anos
O filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) – Foto: Roger Viollet Collection / Getty Images via wikimedia Commons / Domínio público

Se os escritos sobre as ideias de Karl Marx (1818-1883) surgem em tsunami às livrarias e bancas de jornal, textos que se dedicam à sua vida são mais raros. No Brasil, em particular, nenhuma obra empenhada exclusivamente na trajetória do autor de O Capital havia sido publicada.

Por isso, a chegada de Karl Marx – Uma Biografia Dialética (Editora Prismas) brilha mais forte na constelação de trabalhos sobre o filósofo alemão. Editada no bicentenário de seu nascimento, o título é fruto dos esforços do professor de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Angelo Segrillo. O livro será lançado nesta quarta-feira, dia 21, às 18h30, na FFLCH.

Apesar de autores nacionais terem escrito sobre a vida de Marx, com destaque para José Gianotti e Leandro Konder, o foco dos seus livros sempre esteve em sua filosofia. “Mesmo internacionalmente”, comenta Segrillo, “há muito mais livros sobre a filosofia e obra de Marx que uma biografia propriamente dita de sua vida, que envolve um trabalho específico de historiador no levantamento de fontes primárias e documentos originais”.

Para a aventura pioneira, o professor foi buscar textos, cartas e documentos do próprio Marx. A maior parte dessas referências veio da Marx-Engels Gesamtausgabe (Mega), uma robusta coleção com mais de cem volumes que reúne a obra completa do pensador e do seu parceiro Friedrich Engels (1820-1895).

Além dessas fontes primárias, Segrillo procurou as principais biografias de Marx, o que resultou num texto dialético, conforme o título do livro sugere. “Eu escrevi minha biografia em constante diálogo com esses trabalhos anteriores, comparando suas diferentes e por vezes contraditórias versões e apresentando minhas próprias conclusões alternativas.”

Segundo o docente, junto das novas interpretações, a obra explora uma veia pouco conhecida do pensador alemão: seu humor. “Ele tinha algumas grandes tiradas, mesmo em meio a sisudas discussões filosóficas e políticas”, afirma.

Apesar de as ideias não serem o objeto de estudo da obra, Segrillo reconhece que, ao mostrar a trajetória de vida de Marx, oferece ao leitor vislumbres das condições nas quais seu pensamento foi gerado. “Essa narrativa da vida de Marx acaba também mostrando como suas ideias foram se desenvolvendo e evoluindo à medida que diferentes eventos e experimentos iam modificando sua própria vida e exigindo dele adaptação a novas situações.”

Obra do professor Angelo Segrillo é o primeiro livro brasileiro dedicado integralmente à vida de Marx – Foto: Reprodução

Lançamento

O lançamento do livro acontece nesta quarta-feira, dia 21 de março, no auditório Nicolau Sevcenko da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Com início às 18h30, o evento será acompanhado de uma palestra de Segrillo. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia. O endereço é Avenida Professor Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária em São Paulo.

Karl Marx – Uma Biografia Dialética, de Angelo Segrillo, Editora Prismas, 352 páginas, R$ 88,00.