Pesquisa na Poli usa a matemática para eliminar as baldeações em São Paulo

Engenheiro usa cálculos para atingir sua meta de zerar as baldeações e facilitar o deslocamento das pessoas nas grandes cidades

 28/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:02
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Cerca de 9,5 milhões de passageiros são transportados diariamente nas 1.286 linhas de ônibus de São Paulo. Boa parte deles se vale das baldeações para fazer seus deslocamentos e chegar ao seu destino final, o que significa trocar de ônibus uma ou mais vezes. No entanto, essa maratona diária pode estar chegando ao fim.

Isso porque, na Escola Politécnica (Poli) da USP, uma pesquisa usa cálculos matemáticos para eliminar as baldeações de ônibus. O responsável por esse trabalho é o engenheiro Renato Oliveira Arbex, que se dedica já há algum tempo a esse estudo, cujo objetivo é o de facilitar a vida de quem depende do transporte público na cidade.

A repórter Marcia Avanza, que entrevistou Arbex, conversou também com o professor Claudio Barbieri da Cunha, orientador da pesquisa de doutorado que deu início ao estudo. Ele disse confiar plenamente no sucesso desse método.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.