Auxílio-moradia e a arbitrariedade do Judiciário

Segundo o professor Rubens Beçak, o auxílio-moradia concedido aos juízes brasileiros é uma afronta à Constituição e à moralidade

 21/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O professor Rubens Beçak, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP,  discute o auxílio recebido pelos magistrados brasileiros. O auxílio-moradia, concedido através de uma liminar em 2014, pelo ministro Luiz Fux, concede o valor de R$ 4,3 mil aos juízes do País para a indenização de custos com moradia devido ao exercício do cargo; entretanto, a verba é recebida também por aqueles que possuem moradia própria e residem perto do trabalho.

Segundo o professor, o auxílio que é recebido pelos magistrados é uma “agressão legal e uma falta de lógica”, além de ser uma afronta à moralidade constitucional. Ele ainda comenta a questão econômica do País, ao falar sobre a má utilização do dinheiro público em um momento de crise em que existem projetos de contenção de gastos, como as reformas da Previdência e Trabalhista, ao mesmo tempo em que se gasta aproximadamente R$ 4,3 bilhões ao ano com verbas destinadas aos juízes.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.