Calouros vivem a expectativa da Semana dos Bixos na ECA

Evento mobiliza todas as entidades e ajuda a inserir os ingressantes no ambiente universitário

20/02/2018 - Publicado há 6 anos

A Universidade de São Paulo é uma das mais disputadas pelos jovens do Brasil. Mais de 11 mil vagas entre os 182 cursos de graduação foram oferecidas para 2018. Só a primeira fase da Fuvest teve mais de 137 mil candidatos inscritos.

Passar no vestibular é um acontecimento muito importante e simbólico na vida dos jovens e, após a longa jornada, a recepção é um dos momentos mais esperados.

Na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a primeira semana de aula, conhecida como Semana dos Bixos, é marcada por uma série de atividades e dinâmicas. Ana Cláudia Ferreira Gullar, que está no 3° ano de Publicidade e Propaganda e é uma das organizadoras do evento, explica que ele é importante para integrar os ingressantes, inseri-los no ambiente universitário e também apresentá-los às entidades e às diversas oportunidades que existem dentro da USP.

A ECA repudia completamente trotes violentos, opressores ou que humilhem os alunos. O Centro Acadêmico e o Diretório Central dos Estudantes também são responsáveis por impedir que esse tipo de atitude ocorra e tomar as medidas necessárias. A Semana dos Bixos na ECA acontece entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, com atividades de manhã, à tarde e à noite.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.