Estudante de 15 anos cursará Medicina na USP

Universidade começa a recepcionar os novos alunos nos campi de São Paulo e interior

16/02/2018 - Publicado há 6 anos
Emanuelle entre os pais Wânia e Luis Carlos – Foto: Denise Guimarães/FOB

.
Ela só tem 15 anos e já é estudante de um dos cursos mais concorridos da USP. Emanuelle Passarini foi aprovada na primeira lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para Medicina, oferecido na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Egressa da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulino Botelho, em São Carlos, a jovem é superdotada e por isso conseguiu avançar séries do ensino fundamental e médio.

Na infância, os pais notaram que a nova caloura de Medicina se destacava em meio às crianças de sua idade. “O que chamava a atenção é que ela montava quebra-cabeça com um ano”, conta o professor Luis Carlos Passarini, pai de Emanuelle, que completa: “E depois, quando as coleguinhas dela vinham em casa, percebíamos que a maneira dela raciocinar era diferente.”

No último dia 5 de fevereiro, Emannuelle e os pais estiveram no campus da USP em Bauru para realizar a matrícula. Apesar da diferença de idade entre seus futuros colegas de turma, ela acredita que não terá problemas. “Devido ao avanço de séries, sempre convivi com pessoas mais velhas e, por isso, amadureci mais rápido.”

Emannuelle, que também foi aprovada em Engenharia de Produção, disse que a escolha por cursar Medicina na USP em Bauru está relacionada ao sistema de ensino. “O curso de Medicina na Faculdade de Odontologia de Bauru privilegia o autodidatismo, permitindo aos alunos seus próprios limites de aprendizado.”

A jovem universitária, que vive com os pais em São Carlos, conta que foi pega de surpresa pela aprovação já na primeira lista do Sisu e ainda não sabia onde ia morar em Bauru até o dia 7 de fevereiro, quando conversou com a reportagem do Jornal da USP. “Eu descobri que teria que mudar de cidade na segunda-feira [29 de janeiro] porque eu não esperava passar na primeira chamada em Medicina. Algumas das opções são morar com outros alunos, com uma amiga da minha mãe ou a minha mãe vai tirar uma licença e se mudar para Bauru até que eu tenha idade legal para morar sozinha.”

Emanuelle durante a matrícula na USP, realizada no último dia 5 de fevereiro – Foto: Denise Guimarães/FOB

Calouros

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, os estudantes que foram aprovados na primeira e segunda chamada do vestibular Fuvest e na 1ª lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram às unidades da USP na capital e no interior realizar a matrícula.

Os calouros e as famílias deles foram recebidos com muita festa. Confira os registros feitos na Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Escola Politécnica (Poli), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).
[cycloneslider id=”calouros_recepcao”] .