Tarifa branca não é incentivo para todos os consumidores de energia

Dependendo da forma como a energia for utilizada, conta de luz pode ficar mais cara, segundo professor da Poli

 19/01/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Já está em vigor nas contas de luz a tarifa branca, que pode levar a uma economia na conta de acordo com a hora e o dia da semana em que a energia elétrica é consumida.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta pode até ficar mais cara para quem aderir à tarifa, dependendo da forma como a pessoa utiliza a energia.

Em entrevista à Rádio USP o professor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP, Dorel Soares Ramos, critica a determinação de que a adesão seja feita individualmente.

Na opinião do professor, deixando a decisão como opcional, só entrarão pessoas com vantagem garantida: “O benefício para o sistema, o que está se buscando, não vai acontecer”. O professor explica o motivo.

Ouça a entrevista acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.