Infectologista dá dicas de como manter as bactérias longe de casa

Maria Claudia Stockler fornece conselhos práticos e simples para a manutenção de um ambiente saudável

 18/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/01/2018 as 14:13

Cuidados simples como lavar bem as mãos, tampar a privada ar dar a descarga, limpar os pés ou deixar os calçados na entrada da casa podem ajudar a impedir a disseminação de bactérias no ambiente. Na entrevista que você pode ouvir no link acima, a médica infectologista Maria Claudia Stockler oferece algumas dicas de como manter o espaço onde se vive livre de bactérias.

Ela revela que os detergentes são muito eficazes para remover restos de matéria orgânica, passíveis de acumular bactérias. Recomenda-se, porém, que as esponjas utilizadas com essa finalidade sejam trocadas a cada semana. Em relação ao piso, varredura e pano úmido são suficientes, mas há um problema se a preferência for por carpetes ou tapetes, que costumam acumular muita matéria orgânica e não são fáceis de limpar. Nesse caso, para eliminar os ácaros, aconselha-se expô-los à luz do sol, juntamente com travesseiros, lençóis ou almofadas.

Para a higienização do banheiro, a dica é o uso de antissépticos, principalmente se houver animais em casa. Água e sabão também podem diminuir a carga de material biológico. Já em relação à limpeza de objetos de uso diário, como telefone ou controle remoto, o álcool líquido pode ajudar. Confira a entrevista na íntegra.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.