Instituto de Ciências Biomédicas oferece auxílio psicológico

Unidade cria iniciativa em prol da saúde mental de seus professores, alunos e funcionários

21/12/2017 - Publicado há 6 anos

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP criou a Comissão de Apoio à Comunidade (CAC) no último mês. A equipe tem o intuito de pensar o bem-estar psicológico de todo o público da unidade. O foco é atender aqueles que estiverem passando por situações de stress, depressão ou questões interpessoais.

Atualmente, a iniciativa conta com 15 membros voluntários, entre eles docentes, funcionários e alunos. O projeto não fornece tratamentos prolongados, mas procura saber informações  detalhadas da pessoa, por meio de acompanhamento de um psicólogo, para ver se é possível encontrar uma mediação dos conflitos ou pensar em como encaminhá-la corretamente para outros profissionais que possam lhe ajudar.

A professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, Nancy Amaral, compõe a ação e afirma que, embora haja canais de comunicação dentro das Comissões Acadêmicas, era necessário criar um canal menos burocrático para que confrontos fossem tratados de forma menos formal, para só notificá-los para instâncias mais formais posteriormente, se necessário.

Amaral acredita que o ambiente universitário possui pressão de todos os lados. Os professores têm de lidar com projetos de pesquisa, gerenciamento de verba, ensino de graduação e pós; o funcionário encontra-se, muitas vezes, em condições de trabalho desgastantes; e os alunos apresentam inseguranças quanto aos projetos de vida que prospectam no ambiente acadêmico.

A CAC pode ser contatada por meio do endereço cac_icb@icb.usp.br. A portaria interna que estabelece a criação do grupo pode ser acessada aqui.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.