Livro on-line traz reflexões sobre a literatura fantástica

Obra reúne análises sobre a literatura fantástica presente em Harry Potter e em autores como Murilo Rubião e Edgar Allan Poe

 06/12/2017 - Publicado há 6 anos
Murilo Rubião trabalhou no serviço público e se dedicou a escrever contos – Foto: Reprodução / Biblioteca Pública do Paraná – BPP

A literatura fantástica ganha destaque no livro Fantástico e seus Arredores: Figurações do Insólito. A obra apresenta as reflexões de vinte e cinco pesquisadores sobre os diálogos da literatura brasileira com outras literaturas e artes. O foco principal da publicação é o debate sobre a ficção contemporânea, além de ser uma homenagem ao escritor Murilo Rubião, representante brasileiro desse gênero. O autor mineiro foi precursor do universo do fantástico na América Latina, tendo seus contos escritos entre 1940 e 1960.

As obras de Edgar Allan Poe, Mia Couto, Hans Christian Andersen e J.K Rowling são algumas abordadas ao longo do livro. O e-book está disponível na plataforma Portal de Livros Abertos do Sistema de Bibliotecas da USP e é fruto do projeto do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, da Área de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. As professoras Maria Zilda da Cunha e Lígia Menna são as responsáveis pela organização.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.