Influência de pesquisadores franceses na USP é tema de evento

Dia 27 de novembro, será realizada no Instituto de Estudos Avançados da USP a Jornada Franco-Brasileira

23/11/2017 - Publicado há 6 anos
O evento trará mesas sobre medicina e biologia, ciências exatas e experimentais, ciências humanas e sociais – Foto: Divulgação

Em 1934, a Universidade de São Paulo foi criada a partir da união da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) – fundada naquele momento – com a Escola Politécnica de São Paulo, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Os primeiros anos de formação da USP sofreram grande influência de pesquisadores franceses, a qual será apresentada no dia 27 de novembro, às 9 horas, na Jornada Franco-Brasileira.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pelo Institut des Amériques, o evento trará mesas sobre medicina e biologia, ciências exatas e experimentais, ciências humanas e sociais. Além do legado do período inicial, serão apresentados também experiências posteriores e atuais. Uma das mesas abordará a presença francesa na FFCL, como foi o caso do professor Roger Bastide e do geógrafo Pierre Monbeig, ambos figuras importantes na fundação da faculdade.

Na ocasião, o IEA e o Institut des Amériques assinarão um acordo de cooperação, que pretende estabelecer canais de comunicação, trocas de conhecimentos científicos e culturais, além de estimular as atividades de pesquisa e formação. A idealização de projetos de pesquisa em comum e a facilitação do intercâmbio entre pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos também estão entre os objetivos do convênio.

Confira a programação abaixo e a folha de resumos na página do evento:

Jornada Franco-Brasileira

27 de novembro, às 9 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet | Inscrição via formulário
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678
Página do evento