Um Jabuti, dois Jabutis, três Jabutis

Thiago Mio Salla é professor do Departamento de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP

31/10/2017 - Publicado há 6 anos
Thiago Mio Salla – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Com-Arte, editora-laboratório do Curso de Editoração da ECA/USP, tem três livros entre os finalistas da edição de 2017 do Jabuti, o mais importante prêmio literário do País. Trata-se de O Mar e o Búzio, de Bruno Palma; Diplô: Paris – Porto Alegre, de Juliana Sayuri; e Manual de Editoração e Estilo, de Plinio Martins Filho. Enquanto o primeiro destacou-se na categoria Poesia, os dois últimos emplacaram na categoria Comunicação. Em certo sentido, as três obras traduzem a amplitude e a excelência do trabalho editorial que vem sendo realizado pela Com-Arte, desde a seleção de originais até a publicação e divulgação dos títulos editados.

Em O Mar e o Búzio, o frei Bruno Palma, renomado tradutor da obra de Saint-John Perse, recolhe cerca de cinquenta poemas escritos e lapidados pacientemente ao longo de sua vida. Para o crítico literário Mauro Gama, o livro em questão revela um cuidado quase devocional de separar “o poético do biográfico, o lírico – e bucólico – do descritivo, e de filtrar, na relação com a natureza, os sinais, as cores, as figuras da existência”. E para abrigar tal trabalho nada melhor do que uma edição bem-cuidada em capa dura, formato ampliado (18 x 27 cm) e papel de maior gramatura para o miolo.

O Manual de Editoração e Estilo, de Plinio Martins Filho, conta com a chancela das editoras das três maiores universidades brasileiras, USP, Unicamp e UFMG

Já em Diplô: Paris – Porto Alegre, primeiro volume da coleção Universidade e Sociedade da Com-Arte, a jornalista e historiadora Juliana Sayuri discorre sobre o Le Monde Diplomatique Brasil, veículo de matriz francesa cujo ideário influenciou movimentos sociais que se reuniram, a partir de 2001, em Porto Alegre, no Fórum Social Mundial. Resultado de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, o livro pioneiro une a erudição acadêmica e a competência de uma jornalista experimentada, tendo em vista a investigação dos anos iniciais da referida publicação. A coleção Universidade e Sociedade segue a pleno vapor. Em 2017, estão previstos mais dois títulos: Mulheres de Maternidade Impedida, de Juliana Teixeira de Souza Martins, e Mídias: Concessão e Exclusão, de Osmar Teixeira.

Por sua vez, o Manual de Editoração e Estilo de Plinio Martins Filho conta com a chancela das editoras das três maiores universidades brasileiras, USP, Unicamp e UFMG. Todavia ele pode ser considerado uma obra da Com-Arte na medida em que resulta da experiência docente de Plinio, que, além de decano do curso de Editoração, está há mais de vinte anos à frente de tal editora-laboratório. Além disso, o livro funciona como uma espécie de bíblia para o trabalho editorial por nós realizado, na medida em que abarca de modo minucioso e sistemático o longo percurso de estruturação, preparação e paginação de um original, bem como a posterior revisão deste.

Por fim, independentemente de os livros da Com-Arte constarem ou não da lista de vencedores do Prêmio Jabuti de 2017, que será anunciada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) no próximo mês, o fato de nossa editora-laboratório ter produções entre as finalistas deste importante galardão deve ser celebrado. O crescente processo de profissionalização das atividades da Com-Arte, que se intensificou nos últimos anos com a ampliação de nosso catálogo, começa a ter seus frutos mais amplamente valorizados. Trata-se, portanto, do reconhecimento do trabalho conjunto realizado por alunos e professores do curso de Editoração da ECA/USP que se dedicam de modo constante a fazer da Com-Arte uma editora de destaque no universo do livro e da edição no Brasil.

A Com-Arte

Instituída em 1972, a Editora-Laboratório Com-Arte destaca-se, ao longo de sua história, como um espaço de experimentação onde os graduandos em Editoração da ECA/USP podem pôr em prática o que aprendem ao longo do curso. Em linhas gerais, seu objetivo primordial é a busca de aperfeiçoamento nas artes da edição e nos mecanismos de promoção e distribuição do livro. As atividades- síntese realizadas pela Com-Arte vinculam-se aos três módulos do Laboratório de Produção Editorial (I, II e III), mas também abarcam projetos e demandas de outras disciplinas da grade curricular.

Site da Com-Arte: http://www.usp.br/cje/comarte/

.